Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunaBertolucciOlimpio.pdf468,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil dos participantes de oficinas de informática do projeto “To clicando” : dificuldades encontradas e estratégias para inclusão digital
Autor(es): Olímpio, Bruna Bertulucci
Orientador(es): Meneses, Kátia Vanessa Pinto de
Coorientador(es): Garcia, Patrícia Azevedo
Assunto: Idosos - educação
Idosos - saúde
Inclusão digital
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 27-Nov-2014
Data de publicação: 6-Fev-2015
Referência: OLÍMPIO, Bruna Bertulucci. Perfil dos participantes de oficinas de informática do projeto “To clicando”: dificuldades encontradas e estratégias para inclusão digital. 2014. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Introdução: Dentre diversas ferramentas que podem auxiliar no envelhecimento saudável, encontra-se a utilização do computador e de outras Tecnologias de Informação e de Comunicação. Objetivo: Descrever o perfil sociodemográfico e clínico de idosos que participaram das oficinas de inclusão digital do Projeto de Extensão “TO Clicando” entre os períodos de agosto de 2012 a julho de 2014 e verificar dificuldades que os idosos encontram em se incluir digitalmente e estratégias utilizadas pelos monitores do projeto em prol desta inclusão. Métodos: Trata-se de um estudo de métodos mistos, retrospectivo do tipo descritivo, sendo uma pesquisa de análise documental de dados secundários. Foram analisados os relatórios das oficinas e formulários utilizados nas entrevistas iniciais dos participantes. Resultados: 53 participantes do sexo feminino (88,73%), 41 aposentados (77,4%) e 35 relataram alguma doença cardíaca (60,3%). Escolaridade média de 11,78 ± 4,87 (2-25) anos de estudo. A maior dificuldade encontrada foi de manuseio do mouse (26,5%), seguida de memorização do conteúdo das aulas (25,3%). As principais estratégias utilizadas foram respectivamente: redução da velocidade do mouse, treino com jogos e programas, uso da tecla enter, alteração da sensibilidade do duplo clique; e breve revisão, anotações passo a passo, utilização da apostila, treino dentre outras. Considerações finais: Este trabalho respondeu aos objetivos, apresentando o perfil dos idosos participantes de oficinas de inclusão digital do Projeto de Extensão TO Clicando, as dificuldades encontradas e estratégias utilizadas para superar estas dificuldades. Estes resultados podem amparar no desenvolvimento de metodologias mais adequadas para auxiliar idosos durante o processo de inclusão digital.
Abstract: Introduce: Among diverse tools that can assist the healthy aging, is found the utilization of the computer and another Information and Communication Technologies. Objective: Describe the sociodemographic and clinical profile of the aged that participated of the digital inclusion workshop from the Extension Project “TO Clicando” between the period of August 2012 to July 2014 and verify the difficulties that the aged faced on the digital inclusion and the strategies used by the monitors of the project for a greater inclusion. Methods: It is a mixed methods study, retrospective the descriptive kind, being a documental analysis research of second data. Were analyzed the reports of the workshops and the formularies used in the first interview of the participants. Results: 53 female participants (88, 73%), 41 retired (77, 4%) and 35 reported some heart disease (60, 3%). Medium educational status of 11, 78 ± 4, 87 (2-25) years of study. The biggest difficulty founded was mouse handling (26,5%), followed by the about the classes content memorization (25,3%). The principal strategies used were: brief review, step by step notes, utilization of the instructive book, training, mouse’s velocity reduced, training with games and programs, use of the enter button, alteration of the double click sensibility , among others. Final Considerations: This work presented the aged participants profile of digital inclusion workshop from the Extension Project “TO Clicando”, the difficulties founded and the strategies used to overcome those difficulties. These results can help the development of methodologies more adequate to assist aged during their digital inclusion process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2014.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons