Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9624
Título: | Uma experiência teatral com alunos da EJA |
Autor(es): | Fernandes, Luciene Freitas |
Orientador(es): | Garcia, Silvia Beatriz Paes |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) - teatro Teatro - senso crítico Teatro - apresentação Jogos teatrais |
Data de apresentação: | 24-Nov-2014 |
Data de publicação: | 5-Fev-2015 |
Referência: | FERNANDES, Luciene Freitas. Uma experiência teatral com alunos da EJA. 2014. 34 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Sena Madureira - AC, 2014. |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho foi aplicar e analisar uma prática teatral através de jogos teatrais e a apresentação de uma peça teatral, com alunos da modalidade EJA. A pesquisa foi realizada na Escola municipal Gutemberg Modesto da Costa, no turno da noite, pretendendo entender de que forma o teatro pode colaborar na formação do aluno da EJA. Este trabalho se deu através de pesquisa de campo, depoimentos e coleta de dados sobre a referida Instituição. Os autores que nortearam este trabalho foram Augusto Boal (2008), Ingrid Koudela (1998), Ricardo Japiassu (2001) e Viola Spolin (2008), além de documentos oficiais e artigos que tratam da arte na educação de jovens e adultos. Através da experiência com os alunos da EJA, foi possível entender que os jogos teatrais são recursos capazes de promover, dentro da sala de aula, o aprendizado, melhorando e desenvolvendo o senso critico do aluno, desempenhando de melhor forma sua autonomia e linguagem lúdica, ampliando sua visão no que se refere ao jogo como teatro. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2014. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons