Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9611
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SolangeAparecidaDeJesus.pdf454,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Considerações sobre a presença da ginástica artística na escola : um relato de professores de educação física da cidade de Barretos-SP
Autor(es): Jesus, Solange Aparecida de
Orientador(es): Bex, Luciana Hagstrom
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Ginástica artística
Data de apresentação: 6-Dez-2014
Data de publicação: 5-Fev-2015
Referência: JESUS, Solange Aparecida de. Considerações sobre a presença da ginástica artística na escola: um relato de professores de educação física da cidade de Barretos-SP. 2014. 42 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2014.
Resumo: A Ginástica Artística (GA), apesar de ser um dos conteúdos que devem ser inseridos no Ensino Fundamental I, como preconiza os PCNs, não está muito presente Nas aulas de Educação Física escolar. O presente trabalho objetivou verificar as principais barreiras físicas e pedagógicas para a inserção da GA nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I nas escolas Municipais da cidade de Barretos/SP. Desta forma, através de revisão de literatura e pesquisa de campo foi feito um levantamento sobre a presença da GA nas escolas municipais de Barretos/SP. Através de entrevistas com professores foi coletado informações que permitiram delinear o perfil dos docentes e verificar os conteúdos mais trabalhados nas aulas, os critérios levados em conta no planejamento dos conteúdos, a compreensão do professor sobre a importância de trabalhar a GA nas aulas, se a GA é utilizada como conteúdo, de que forma são aplicados tais conteúdos, as principais dificuldades para se trabalhar essa modalidade considerando as questões materiais, físicas e/ou pedagógicas. Para finalizar, procuramos compreender o que falta para que o conteúdo GA seja mais trabalhado nas aulas de Educação Física escolar. Os resultados indicam que mesmo os conteúdos da GA estando presentes em algumas aulas, os professores ainda apontam dificuldades para que a modalidade seja inserida com mais plenitude na escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons