Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9599
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CrisanaDeSouzaCorreia.pdf363,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O discurso que fundamenta a exclusão : uma análise crítica dos marcadores de ofensividade nos discursos racistas
Autor(es): Correia, Crisana de Souza
Orientador(es): Silva, Francisca Cordélia Oliveira da
Assunto: Análise do Discurso Crítica (ADC)
Léxico
Racismo
Representações sociais
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 4-Fev-2015
Referência: CORREIA, Crisana de Souza. O discurso que fundamenta a exclusão: uma análise crítica dos marcadores de ofensividade nos discursos racistas. 2014. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho abordou o campo discursivo das relações raciais brasileiras representadas em corpus de textos jornalísticos publicados na internet, a partir de estudos da Análise do Discurso Crítica. Destaca-se a opção de conceito de discurso adotada por Fairclough, onde o discurso é adotado como práticas nas relações sociais, bem como construção social da realidade. Foi realizada uma análise das relações lexicais das palavras racismo, discriminação racial, preconceito e insultos raciais. Entre as propriedades discursivas que são relevantes para o estudo da questão social e investigação do fenômeno ideológico, a seleção lexical é uma das que está mais associada a crenças, atitudes e ideologias dos interlocutores e por isso contribui para a identificação das representações sociais que os membros da sociedade têm das estruturas sociais. A linguagem como discurso não é neutra, mas um modo de produção social, uma articulação entre os fenômenos linguísticos e os processos ideológicos. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Este trabajo aborda el campo discursivo de las relaciones raciales brasileñas representadas em el corpus de artículos de prensa publicados en Internet, a partir de estudios de Análisis Crítico del Discurso. Cabe destacar la opción de concepto discurso adoptado por Fairclough, donde se adopta el discurso como las prácticas en las relaciones sociales y la construcción social de La realidad. Se realizó un análisis de las relaciones léxicas de las palabras el racismo, La discriminación racial, los prejuicios y los insultos raciales. Entre las propiedades discursivas que son relevantes para el estudio de las cuestiones sociales y la investigación de fenômeno ideológico, la selección léxica es uno que está más asociado con las creencias, las actitudes y las ideologías de los partidos y por lo tanto ayuda a identificar las representaciones sociales que los miembros la sociedad tiene estructuras sociales. El lenguaje como discurso no es neutral, sino un modo de producción social, una relación entre los fenómenos lingüísticos y procesos ideológicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons