Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9586
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarceloJoseDaSilva.pdf330,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O futebol que forma e o futebol que frustra : uma discussão sobre hegemonia, exclusão e discriminação no futebol na educação física escolar na cidade de Barretos
Autor(es): Silva, Marcelo José da
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Educação física
Futebol
Data de apresentação: 6-Dez-2014
Data de publicação: 4-Fev-2015
Referência: SILVA, Marcelo José da. O futebol que forma e o futebol que frustra: uma discussão sobre hegemonia, exclusão e discriminação no futebol na educação física escolar na cidade de Barretos. 2014. 33 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2014.
Resumo: Este projeto de pesquisa foi desenvolvido com reflexões e análise de estudo, a pesquisa está relacionada às aulas de educação física onde professores e alunos foram objetos de estudo na qual a conclusão será através de respostas feitas com entrevistas sobre qual a relação entre discriminação e exclusão com o futebol nas aulas de educação física na escola. Dessa forma as sensações e experiências de professores e alunos com o futebol nas aulas de Educação Física foram relatadas através de entrevista. Analisamos que os padrões e estratégias da mídia tem influenciado a grande maioria dos alunos, o que ela oferece atualmente é uma ideia de consumo muito grande de produtos, principalmente quando falamos do futebol. Também no campo da cultura corporal de movimento a atuação da mídia é crescente e decisiva na construção de novos significados e modalidades de entretenimento e consumo. O esporte, as ginásticas, as danças e as lutas tornam-se, cada vez mais, produtos de consumo (mesmo que apenas como imagens) e objetos de conhecimento e informações amplamente divulgados ao grande público. Jornais, revistas, videogames, rádio e televisão difundem ideias sobre a cultura corporal de movimento, o futebol, o esporte em geral e muitas dessas produções são dirigidas especificamente ao público adolescente e infantil. As implicações (BETTI, 1997) expostas por de várias teorias sobre educação física, educação e esporte, esse aspecto também necessita de observações mais específicas sobre sua realidade, o momento e as experiências do ser humano, quanto a sua acessibilidade e condições para tal. Por isso foram diversas situações que apareceram durante a pesquisa que possibilitou a oportunidade de tratar de fatos que são uma realidade nas aulas de educação física atual. Essa pesquisa poderá, além disso, tornar se em si um objeto de ensino, pois dela derivam as reflexões sobre os valores e conceitos envolvidos e sobre a validade do próprio instrumento. Este projeto de pesquisa acontece para fins que nos ajudaram com informações importantes que precisamos sobre exclusão e discriminação e pôr em prática soluções e objetivos que tenham possibilidades de alterar e mudar planejamentos e o cenário atual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons