Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9563
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RonildoPereiraRodrigues.pdf572,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nivel de atividade física, tempo sentado, composição corporal e fatores associados em policiais militares
Autor(es): Rodrigues, Ronildo Pereira
Orientador(es): Porto, Luiz Guilherme Grossi
Assunto: Policiais
Exercícios físicos
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 3-Fev-2015
Referência: RODRIGUES, Ronildo Pereira. Nivel de atividade física, tempo sentado, composição corporal e fatores associados em policiais militares. 2014. 41 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014.
Resumo: A Polícia Militar é um dos órgãos de segurança pública responsável pela preservação da ordem e sua restauração. Para isso, torna-se necessário que os Policiais Militares, além de estarem capacitados nos aspectos técnicos e táticos, apresentem boas condições de saúde, sejam elas, físicas ou psicológicas. Um fator que pode atrapalhar o militar de desempenhar suas funções adequadamente é a capacidade de trabalho, que está diretamente ligada ao bem-estar do indivíduo e não permanece constante ao longo da vida, sendo afetada por diversos fatores, como: o estilo de vida, a aptidão física e o ambiente de trabalho. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi avaliar os níveis de atividade física dos PPMM de uma Companhia PM de uma cidade interiorana no Estado do Mato Grosso, fazendo uma associação entre as variáveis: Nível de atividade física, composição corporal, relação cintura quadril e tempo sentado. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo de natureza descritiva e transversal com amostragem do tipo não probalística intencional utilizando o questionário IPAQ versão curta para avaliar o nível de atividade física, questionário de tempo sentado com a finalidade de estabelecer índices de sedentarismo e os dados antropométricos de IMC e RCQ para estabelecer índices de obesidade e risco cardíaco dos pesquisados. Visando avaliar possíveis associações entre as variáveis nível de atividade física, tempo sentado e IMC, empregou-se o teste de qui-quadrado (ou teste exato de Fisher), com cálculo de “odds ratio” para avaliar a força da associação, quando presente. As variáveis foram agrupadas em duas categorias, a saber: NATF: insuficientemente ativos vs ativos; tempo sentado: aqueles que relataram ficar mais da metade do dia sentado vs os que ficam a metade ou menos; IMC: obesos vs não-obesos. Nos resultados, concluiu-se que os Policiais pesquisados estão com baixos índices de atividade física; a grande maioria acima do peso ideal e apresentando sérios riscos de desenvolver doenças crônicas degenerativas, especialmente, doenças do coração. A pesquisa revelou ainda que ambos os fatores: tempo sentado, nível de atividade física, composição corporal e relação cintura quadril, estão fortemente associados aos resultados negativos encontrados na pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons