Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FranciscoDaSilvaCunha.pdf538,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação motora na educação infantil : a atuação docente
Autor(es): Cunha, Francisco da Silva
Orientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Crianças - desenvolvimento
Professores de educação física
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 3-Fev-2015
Referência: CUNHA, Francisco da Silva. A educação motora na educação infantil: a atuação docente. 2014. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014.
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado na Pré-Escola Sítio do Pica-Pau Amarelo no município de Denise no estado de mato Grosso, onde foram escolhido para compor a amostra uma professora que respondeu a um questionário semi-estruturado que abordou questões sobre o desenvolvimento motor e as atividades aplicadas para estimular o desenvolvimento motor e dez alunos pertencentes a turma do pré II do período matutino que realizaram dois testes adaptados da bateria de testes KTK, onde os participantes foram classificados em dois conceitos: realizou com dificuldades e realizou sem dificuldades. O objetivo do estudo foi verificar quais as dificuldades motoras que os alunos apresentam devido a ausência do professor licenciado em educação física nas aulas de educação física na escola Sitio do Pica-pau Amarelo em Denise-MT. Com os dados obtidos concluímos que apesar de não ter um professor de educação física atuando com esses participantes do se encontram dentro de um padrão de desenvolvimento motor compatível com a idade, pois todos conseguiram realizar os testes. No entanto alguns alunos realizaram apresentando dificuldades o que poderiam ser minimizado com a presença de um professor de educação física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons