Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9559
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ElizabethRibeiroBermet.pdf480,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alfabetização de corpo inteiro : motricidade relacional e aprendizagem significativa nas aulas de educação física
Autor(es): Bermert, Elizabeth Ribeiro
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Crianças - desenvolvimento
Exercícios físicos para crianças
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 3-Fev-2015
Referência: BERMET, Elizabeth Ribeiro. Alfabetização de corpo inteiro: motricidade relacional e aprendizagem significativa nas aulas de educação física. 2014. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da motricidade na Educação Infantil e estudar sua influência do trabalho direcionado para a livre expressão no trabalho pedagógico. Pretendeu-se verificar como tais conceitos podem contribuir assertivamente no trabalho pedagógico na Educação Infantil bem como analisar as estratégias na aplicação do aprendizado de habilidades motoras grossas e finas no cotidiano escolar, para tal foi aplicado um questionário para sondagem da apropriação e direcionamento do trabalho para professores e coordenadores pedagógicos. Os principais resultados da pesquisa mostraram que a prática da Educação Física é apresenta como elemento estruturante para a formação da criança, em que a motricidade estimulada adequadamente contribui para o desenvolvimento do aluno de modo satisfatório, evidenciando que a criança aprende e desenvolve-se através do uso de material concreto e de experiências de vida, quando proporcionadas dentro de um programa de estimulação, a partir de tais pressupostos. Assim, é perceptível que o uso do jogo simbólico na construção e reconstrução de mundo é de fundamental importância para que este possa compreender o mesmo através de vivências motoras, compreendendo suas ações nas relações sociais e na aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons