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Título: Avaliação da prática de hidroginástica no equilíbrio de mulheres idosas do Conviver de Primavera do Leste-MT
Autor(es): Almeida, Elisandra dos Santos
Orientador(es): Molina, Guilherme Eckhardt
Assunto: Equilíbrio (Fisiologia)
Exercícios aquáticos
Idosos
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 2-Fev-2015
Referência: ALMEIDA, Elisandra dos Santos. Avaliação da prática de hidroginástica no equilíbrio de mulheres idosas do Conviver de Primavera do Leste-MT. 2014. 40 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2014.
Resumo: A população brasileira que se encontra na faixa etária de 60 ou mais anos de idade cresceu muito nessas últimas três décadas, e com a idade mais avançada o indivíduo pode deixar de ter algumas habilidades, em razão de alterações das funções do corpo. Essas alterações podem deixar a pessoa mais propícia a sofrer quedas em decorrência da perda de equilíbrio, bem como a diminuição da força muscular. Sabe-se que a hidroginástica, dentre as modalidades físicas, contribui para o fortalecimento muscular dos membros inferiores, e sistematicamente para o equilíbrio do corpo. Este estudo teve como principal objetivo avaliar a influência da prática da hidroginástica no equilíbrio de mulheres idosas, praticantes e não praticantes de Hidroginástica do Conviver de Primavera do Leste MT, e verificar as possíveis contribuições da mesma no equilíbrio físico destas idosas. A amostra foi composta por 16 mulheres, sendo destas 8 praticantes de hidroginástica e 8 participantes do curso de corte costura e artesanato do CONVIVER de Primavera do Leste MT. O equilíbrio foi avaliado através do Teste da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). A escolha de apenas mulheres para realizar os testes deu-se em razão de que as mesmas estão mais vulneráveis à quedas, quando comparadas aos homens de acordo com os estudos apresentados. A partir dos resultados obtidos no presente estudo pode-se concluir que o Grupo praticante de hidroginástica obteve melhores resultados quando comparado ao Grupo não praticante. Podendo afirmar que possivelmente a prática regular desta atividade, é eficaz na promoção do equilíbrio de seus participantes, capaz de atuar diretamente na autonomia funcional de idosas, reduzindo assim o risco de quedas e lesões, promovendo uma melhor autonomia funcional e independência, assegurando às mesmas uma melhor qualidade de vida, conforme constatado nos resultados desta pesquisa. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Brazilian population is aged 60 or more years of age has grown these past three decades, and the older the individual may fail to have some skills, due to changes of body functions. These changes can leave the person more prone to suffer falls due to loss of balance and decreased muscle strength. It is known that the water among the physical modalities contributes to muscle strength of the lower limbs, and systematically for the balance of the body. This study aimed to evaluate the influence of the practice of gymnastics on a balance of older women, practicing and non practicing aerobics of the Living Spring Eastern MT, and check the possible contributions of these same physical balance in elderly. The sample consisted of 16 women, 8 of these being practitioners of aerobics and 8 participants in the course of sewing and craft CONVIVER Spring Eastern MT. Balance was assessed by testing the Berg Balance Scale (BBS). The choice of only women to perform the tests was given on the grounds that they are more vulnerable to falls, compared to men according to the studies presented. From the results obtained in this study it can be concluded that practicing gymnastics group achieved better results when compared to non-practicing group. Could possibly say that the regular practice of this activity, is effective in promoting the balance of its participants, able to act directly on the functional autonomy of elderly, thus reducing the risk of falls and injury and promoting better functional autonomy and independence, assuring to them a better quality of life, as evidenced in the results of this research.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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