Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizaBernardoBorges.pdf457,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A variação do uso das preposições a/para/em com o verbo ir de movimento
Autor(es): Borges, Luíza Bernardo
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Verbo - ir - direção/movimento
Preposições - a/para/em
Fatores extralinguísticos/sociais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 30-Jan-2015
Referência: BORGES, Luíza Bernardo. A variação do uso das preposições a/para/em com o verbo ir de movimento. 2014. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a alternância no uso das preposições a/para/em na regência do verbo ir com sentido de direção, movimento. Portanto, no Capítulo 1 apresentamos o referencial teórico, com o ponto de vista de alguns linguistas em relação ao tema e o estudo diacrônico das preposições a/para/em. No Capítulo 2, apresentamos uma pesquisa realizada, primeiramente, na área da sociolinguística, mas que achamos interessante agregar a este trabalho a fim de ilustrar o tema. Analisamos a fala de 12 informantes brasilienses, já que a pesquisa foi feita no Distrito Federal, observando os fatores extralinguísticos/sociais como a escolaridade, de modo a revelar o papel desempenhado pela escola no sentido de prescrever formas e estruturas linguísticas consideradas de prestígio. O Capítulo 3 contém os trabalhos de duas linguistas, Letícia Cunha e Keli Eugênio, sobre o verbo ir de movimento, e uma análise dos resultados obtidos na pesquisa do Capítulo 2 relacionando a esses trabalhos. As entrevistas estão anexadas ao final.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons