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Título: Deslocamento urbano e sua relação com a vida-cotidiana : um estudo de caso a partir da Universidade de Brasília
Autor(es): Goellner, Isabella de Araujo
Orientador(es): Batista, Analía Laura Soria
Assunto: Mobilidade urbana
Transporte público
Planejamento urbano
Qualidade de vida
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 30-Jan-2015
Referência: GOELLNER, Isabella de Araujo. Deslocamento urbano e sua relação com a vida-cotidiana: um estudo de caso a partir da Universidade de Brasília. 2014. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Sociologia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O crescimento das cidades modernas faz com que cada vez mais as pessoas se desloquem com veículos automotores, ocasionando, consequentemente, o aumento do número desse meio de transporte e estes fatores associados às dificuldades do transporte público afetam o tempo que as pessoas gastam para se deslocar, principalmente, para trabalhar e estudar. A região metropolitana do Distrito Federal, que engloba a cidade de Brasília e as cidades do entorno, padece dos problemas comuns a todas as cidades brasileiras, e sofre, além disso, com a distribuição espacial da cidade projetada. A capital federal foi seccionada por setores e concentra as principais atividades no plano piloto. O projeto da cidade foi elaborado considerando o maior tráfego de automóveis e menor número de transeuntes. Este trabalho tem como tema a relação entre o deslocamento e a vida cotidiana das pessoas que vivem em Brasília. Analisar-se-á como as pessoas gastam seu tempo de deslocamento, e como esse tempo as afetam, tendo como referência os questionários aplicados aos alunos do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Como viabilidade do projeto realizou-se uma revisão bibliográfica buscando nos textos de sociologia urbana, e em obras mais recentes sobre a mobilidade em Brasília, a compreensão do desenvolvimento das cidades e do modo de vida urbano; a mobilidade; e os meios de transporte como espaços transitórios e transformados. Acredita-se que o tipo de transporte afeta as percepções e a forma de deslocamento urbano. Ou seja, quem se desloca de carro, de ônibus, inter-campi, e de metrô têm percepções diferentes de conforto, velocidade, eficiência e duração. Desta forma, a interferência na vida cotidiana é diferenciada pelo tipo de transporte e pelo tempo gasto nos deslocamentos fazendo com que as percepções sejam diferentes, principalmente para quem vai de carro e para quem vai de ônibus. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
The growth of modern cities makes more and more people move with automotive vehicles, consequently, causing the increase in this form of transport and these factors associated with the difficulties of public transport, affect the time that people spend to move mainly to work and study. The metropolitan area of the Federal District, which includes the city of Brasilia and the surrounding cities, suffers from common problems to all Brazilian cities, and suffers also with the spatial distribution of city planned. The federal capital was sectioned by sectors and focuses the main activities in the master plan. The city project was designed considering the traffic of cars and fewer pedestrians. This work has as its theme of the relationship between the displacement and the everyday life of people living in Brasilia. It will analyze how people spend their time shift, and as that time affect them, with reference to the questionnaires given to students of the Campus Darcy Ribeiro of the University of Brasilia. In order to make the project available, was accomplished a literature review looking in urban sociology texts, and more recent works on mobility in Brasilia, to understand the development of cities and the urban way of life; mobility; and modes of transport as transient and transformed spaces. It is believed that the type of transport affects perceptions and as urban displacement. Also, is understanding that those who traveling by car, bus, inter-campus, and metro have different perceptions of comfort, speed, efficiency and duration. Thus, the interference in everyday life is differentiated by the type of transport and the time spent in shifts causing the perceptions are different, especially for those who will drive and who will go by bus.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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