Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9539
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RodrigoSilvaXavier.pdf757,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desemprego no Brasil, 2002 - 2013
Autor(es): Xavier, Rodrigo Silva
Orientador(es): Dal-Rosso, Sadi
Assunto: Desemprego
Políticas públicas
Transformações econômicas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 30-Jan-2015
Referência: XAVIER, Rodrigo Silva. Desemprego no Brasil, 2002 - 2013. 2013. 69 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o instituto do desemprego no Brasil. Tal análise tem como contexto as recentes transformações econômicas, políticas e sociais observadas nesta sociedade, cujas medidas e iniciativas políticas de governo em alguma medida modificaram o padrão de desemprego nacional e regional das principais regiões brasileiras. Visa, assim, saber até que ponto a mudança no padrão de emprego do bloco Centro-Oeste, Nordeste e Norte afetou o padrão de desemprego do bloco Sudeste e Sul. Este estudo pretende contribuir para a descrição desta nova face das relações do trabalho, cuja realidade afeta todos os dias uma grande massa de trabalhadores em todo país. A presente pesquisa foi elaborada essencialmente à luz de dados atinentes ao desemprego disponibilizados pelos institutos de pesquisa DIEESE e IBGE e adotou como referencial teórico estudos da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) e autores como John Maynard Keynes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons