Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9538
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoseAlbertoAlvesdeAndrade.pdf33,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de um conversor A/D de baixo consumo para aplicações de alta resolução
Autor(es): Andrade, José Alberto Alves de
Orientador(es): Haddad, Sandro Augusto Pavlik
Assunto: Conversor A/D de baixo consumo
Expoente de Lipschitz
Transformada Wavelet
Data de apresentação: 20-Nov-2014
Data de publicação: 30-Jan-2015
Referência: ANDRADE, José Alberto Alves de. Projeto de um conversor A/D de baixo consumo para aplicações de alta resolução. 2014. 87 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho procura mostrar um conjunto de ferramentas de análise de sinais baseadas na Transformada Wavelet a serem utilizadas possibilitar a implementação de um sistema de amostragem para conversores A/D de baixo consumo de potência. Isso será feito através da obtenção da amplitude do sinal e da extração do expoente de Lipschitz. Este expoente caracteriza o comportamento singular de uma função dentro de um intervalo de tempo. Além disso, a Transformada Wavelet tem a capacidade de detectar singularidades e pontos de inflexão. Estas informações permitem localizar o sinal no tempo e possibilitar sua recuperação em meio digital. Para viabilizar a extração destes parâmetros, será utilizada a toolbox Continuous Wavelet 1-D, que faz parte do conjunto de aplicações do ambiente Matlab r2008a R. Um modelo do sistema proposto será descrito em diagrama de blocos através da ferramenta Simulink. Dele, pode-se abstrair alguns blocos essenciais para implementar o sistema a nível de circuito usando a ferramenta Cadence Virtuoso. Também será mostrado um breve estudo sobre como recuperar o sinal amostrado. Como exemplo de aplicação, o algoritmo de amostragem proposto será aplicado à um sinal de Eletrocardiograma sintético gerado em ambiente Matlab. Outros sinais serão aplicados ao sistema desenvolvido em Simulink e reconstruídos a partir do algoritmo de recuperação proposto para verificar o erro entre o sinal obtido e o original. Também será mostrado o comportamento do circuito obtido com um sinal senoidal como estimulo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Eletrônica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons