Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RoneiDelfinodaFonseca.pdf6,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Kit eletrônico de apoio didático para a disciplina de sistemas de controle
Autor(es): Fonseca, Ronei Delfino da
Orientador(es): Cordeiro, Thiago Felippe Kurudez
Assunto: Sistemas de controle
Servossistema
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 30-Jan-2015
Referência: FONSECA, Ronei Delfino da. Kit eletrônico de apoio didático para a disciplina de sistemas de controle. 2014. 107 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem por objetivo o desenvolvimento de um kit eletrônico didático de baixo custo a ser utilizado por professores e estudantes para a analise de conceitos e prática experimental na área de controle. Através da implementação de um servossistema, de um controlador PID e com o auxilio do Matlab, pretende-se explorar conceitos tais como estabilidade, critérios de desempenho em regime permanente e transitório gráficos de Bode, LGR, métodos de sintonia de controladores PID, dentre outros.
Abstract: The present final work aims to development a low cost electronic kit to be used by teachers and students to verify concepts and experimental practices in control area. By observing a servo system, a PID control and with Matlab, intends to explore concepts related to control system course, e.g., stability study, Bode graphics, PID controller tuning, and others.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Eletrônica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons