Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar e descrever as atividades lúdicas quanto à sua adequação metodológica e perspectiva pedagógica, desenvolvidas na prática educativa nas aulas de Educação Física, identificando os benefícios motores para o desenvolvimento global dos alunos na faixa etária de dois a seis anos de idade. Neste sentido utilizou-se a pesquisa descritiva e um estudo de caso, com a abordagem qualitativa e o método indutivo, por meio de pesquisa bibliográfica realizada na revisão detalhada da literatura existente sobre o tema, para a coleta e analise dos resultados. Como técnica de coleta de dados foi utilizado questionário fechado, com a participação de quatro professoras da Educação Infantil da Escola Municipal Ensino Infantil e Fundamental Miguel Pereira, localizada no Sítio Lagoa do Meio, Município de Lagoa Dentro - PB. Diante da pesquisa e do embasamento teórico utilizado, pode-se concluir que o lúdico é uma ferramenta de trabalho muito proveitosa para o educador, pois através dele o professor pode introduzir os conteúdos de forma diferenciada e bastante ativa. Conclui-se então que as atividades lúdicas são meio de comunicação social excepcional para a aplicação de uma educação que visa o desenvolvimento pessoal e a cooperação. Apoiada sempre na qualidade do suporte de como planejar, preparar e dirigir atividades lúdicas exitosas, e também na qualidade da mensagem, procurando transmitir para as crianças um conteúdo educacional adequado e desejável. Verifica-se, portanto, que os objetivos propostos na realização deste trabalho foram obtidos. Pois introduzir o lúdico no cotidiano escolar através de jogos e brincadeiras é muito importante, devido à influência que os mesmos exercem frente às crianças, estando elas envolvidas emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aimed to analyze and describe the play activities for their methodological adequacy and pedagogical perspective, developed in educational practice in Physical Education, identifying the benefits engines for the overall development of students aged from two to six years of age .In this sense we used the descriptive research and a case study, with abordagem qualitativa e the inductive method, through literature survey in the detailed review of the existing literature on the subject, to collect and analyze the results. As data collection technique was used closed questionnaire, with the participation of four teachers from kindergarten Municipal School Childhood Education and Elementary Miguel Pereira, located on the Site Middle Lagoon, Lagoon City Inside-PB. Given the research and theoretical background used, it can be concluded that the playful is a working tool very useful for the teacher, because through it the teacher can introduce the contents differently and quite active. Conclusion is then that the activities play are exceptional means of social communication for the implementation of an education aimed at personal development and cooperation. Always supported the quality of support how to plan, prepare and conduct successful play activities, and also the message of quality, looking forward to the children an appropriate and desirable educational content. It appears, therefore, that the objectives’ provosts in this work were obtained. For introducing the playful in the daily school through games and games is very important because of the influence that they exert front of the children, as they were emotionally involved in action, it becomes easier and more dynamic the process of teaching and learning. |