Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9524
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JulianaCarvalhoDeOliveiraCei.pdf539,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Intelectuais no estado : o caso dos gestores governamentais
Autor(es): Cei, Juliana Carvalho de Oliveira
Orientador(es): Tavolaro, Sergio Barreira de Faria
Assunto: Gestor governamental
Poder Executivo
Serviço público - administração de pessoal
Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
Administração pública
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 29-Jan-2015
Referência: CEI, Juliana Carvalho de Oliveira. Intelectuais no estado: o caso dos gestores governamentais. 2014. 57 f. Monografia (Bacharelado em Sociologia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A administração pública brasileira está passando por mudanças profundas na sua forma de atuação e organização, notadamente no que diz respeito às políticas de formação de recursos humanos. Apresenta-se neste trabalho o caso dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, os EPPGG, também tradicionalmente chamados de Gestores Governamentais, que constituem uma carreira do Poder Executivo que lidera um movimento mais amplo de renovação do funcionalismo público. Discute-se neste trabalho que esta carreira, criada conjuntamente com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, foi concebida a partir de um ethos específico: o de intelectual. O projeto que lhe deu origem visava institucionalizar tanto o recrutamento e a formação de intelectuais quanto o seu acesso a postos públicos estratégicos. Esse movimento, que ocorre mais intensamente desde os anos 1980 e ainda está em curso, tem como desdobramento a crescente valorização da função pública, conferindo-lhe um sentido de missão e chamando para integrar a alta gestão do serviço público um perfil profissional substancialmente diferente de um burocrata.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons