Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9519
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SandraAbadiaDeOlivieraPereira.pdf591,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A análise dos espaços físicos e equipamentos existentes para as aulas de educação física no município Buritis (MG) : realidade e utilização
Autor(es): Pereira, Sandra Abadia de Oliveira
Orientador(es): Santos, Luiz Cezar dos
Assunto: Educação física
Instalações escolares
Material didático
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 29-Jan-2015
Referência: PEREIRA, Sandra Abadia de Oliveira. A análise dos espaços físicos e equipamentos existentes para as aulas de educação física no município Buritis (MG): realidade e utilização. 2014. 31 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014.
Resumo: Esta pesquisa aborda as condições precárias dos espaços físicos, equipamentos (traves, postes) e dos materiais didáticos pedagógicos utilizados pelos professores de Educação Física do município Buritis MG. Tal precariedade leva a desvalorização da disciplina Educação Física e do professor, que acaba desenvolvendo suas aulas em meio às adaptações feitas muitas vezes por ele próprio. Os resultados foram apresentados através de tabelas e análise confrontada com o referencial teórico e discussão dos sujeitos. Foram encontrados problemas como a falta de estrutura adequada nos espaços físicos (quadras), em relação aos equipamentos (traves e postes) estavam enferrujados e em algumas escolas não havia postes, quanto ao material didático pedagógico obtêm-se grande variedade, porém em pouca quantidade. Nota-se que apesar das dificuldades encontradas paras as aulas de Educação Física, existe um ponto positivo como a participação dos alunos e a criatividade do professor para driblar os problemas encontrados para que a aula seja da melhor maneira possível. Este trabalho foi importante para entender melhor a dimensão da desvalorização da Educação Física e quais as conseqüências relacionadas a esse problema na cidade de Buritis MG principalmente nas aulas de Educação Física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons