Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9512
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SylvaniaRodriguesDoNascimentoSilva.pdf813,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contradições humanas na ascensão econômica do Brasil à modernidade : literatura e história em dois romances da década de 1930
Autor(es): Silva, Sylvânia Rodrigues do Nascimento
Orientador(es): Barbosa, Sidney
Assunto: Modernismo (Literatura)
Ramos, Graciliano, 1892 - 1953. Obras
Machado, Dyonélio, 1895 - 1985
Ditadura e ditadores
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 28-Jan-2015
Referência: SILVA, Sylvânia Rodrigues do Nascimento. Contradições humanas na ascensão econômica do Brasil à modernidade: literatura e história em dois romances da década de 1930. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho é uma breve análise das contradições humanas em meio às mudanças advindas do projeto político pensado para o Brasil de 1930. Nesse mesmo ano, eclode a Revolução, dirigida por Getúlio Vargas. Esse, após gerir a Revolução de 1930, assumiu e deu início ao período chamado de Ditadura Vargas. A Literatura como forma de expressão artística de uma sociedade consegue desempenhar nesse momento uma verdadeira revolução, com uma Literatura engajada que retrata a aflição do povo brasileiro diante de tantas mudanças. Os romances São Bernardo, com a modernização no campo e as relações sociais na vida de alguns personagens, e Os ratos, com a modernidade e as suas implicações na vida dos citadinos. Esses romances são representativos de um momento, no qual o Modernismo chegou ao seu ápice, ou seja, na sua realização máxima. Analiso brevemente os opostos campo e cidade nessas obras. Graciliano Ramos e Dyonélio Machado são dois autores que souberam representar esses momentos importantes e decisivos da nossa História em suas obras literárias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons