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Título: Proposta de análise do livro didático de língua japonesa : o diálogo entre Marugoto e abordagem natural
Autor(es): Vieira, Luiz
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Métodos de ensino
Livros didáticos - Marugoto - japonês
Língua estrangeira - aprendizagem
Data de apresentação: 21-Nov-2014
Data de publicação: 28-Jan-2015
Referência: VIEIRA, Luiz. Proposta de análise do livro didático de língua japonesa: o diálogo entre Marugoto e abordagem natural. 2014. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalha buscou apresentar formas de identificar como metodologias de ensino de língua estrangeira são aplicadas na elaboração do livro didático Marugoto para o ensino de língua japonesa, com base na abordagem natural. Para tal objetivo, foram utilizados como referências os trabalhos de Douglas Brown (2001), Stephen Krashen (1982), Rod Ellis (2003), Barry McLaughlin (1987) e Diane Larsen-Freeman (2010), sobre metodologias de ensino de língua estrangeira e teorias de aquisição de segunda língua. Para análise do livro didático, foi utilizado como referência o trabalho de Maria Amélia Carvalho Fonseca (2009), sobre método de análise de livro didático, com coleta de dados qualitativos, que colaboram para a identificação das características de metodologias de ensino de língua estrangeira envolvidas na elaboração do livro didático. Com os dados colhidos identificamos as características da abordagem natural na elaboração do livro didático Marugoto, e utilizamos recortes do livro didático Marugoto como anexo para mostrar como essas características aparecem no livro. Com o resultado desta análise espera-se melhorar o entendimento da proposta da metodologia através do livro didático. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work sought to present ways to identify how methodological theories for teaching languages are applied on the elaboration for the course book Marugoto for teaching Japanese language, based on the natural approach. To this goal, were taken as references the works of Douglas Brown (2001), Stephen Krashen (1982), Rod Ellis (2003), Barry McLaughlin (1987) and Diane Larsen-Freeman (2010), about methodological theories for teaching languages and theories of second-language acquisition. To the analysis of the course book, was taken as reference the work of Maria Amélia Carvalho Fonseca (2009), about course book analysis method, by collecting qualitative data that help identifying the characteristics of methodological theories for teaching languages involved in the elaboration of the course book. With the collected data we identified the natural approach characteristics in the course book elaboration, and we used clippings from the Marugoto book to show how these characteristics appear in it. With the result of this analysis it’s expected to improve the understanding of the proposed methodology through the course book.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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