Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HadassadeSouzaRamosPontesMoura.pdf644,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRazuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
dc.contributor.authorMoura, Hadassa de Souza Ramos Pontes-
dc.identifier.citationMOURA, Hadassa de Souza Ramos Pontes. A termocromia, os brinquedos e o ensino de química contextualizado. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2014.en
dc.description.abstractOs Parâmetros Curriculares Nacionais expressam em seu texto a necessidade em fazer da experimentação no ensino de Ciência uma atividade que estimule a construção de conceitos, a interação entre professores e alunos, bem como de promover a reflexão e contribuir para a realização da interface Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Apesar disso, pesquisas na área educacional apontam que os alunos costumam apresentar dificuldades de relacionar os conteúdos estudados na escola, com o seu cotidiano. O documento oficial dos PCN já está vigência desde 1998, e mesmo assim, a experimentação no ensino perdura em ser conduzida erroneamente. Muitos professores deparam-se com dificuldades para realizar a interface CTS. A pesquisa na área educacional tem contribuído fortemente para auxiliar o docente no seu exercício, dentre outras formas, na sua busca constante por elementos que possam atuar como motivadores para aulas experimentais. Dentre algumas possibilidades, encontram-se brinquedos e dispositivos de uso rotineiro, como uma calculadora. No presente trabalho, buscamos explorar algumas possibilidades que envolvem o uso de brinquedos que possuem pigmentos que alteram sua coloração como elementos motivadores para o ensino de química.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordCiências - ensino - experimentaçãoen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordBrinquedos educativosen
dc.subject.keywordTermocromiaen
dc.titleA termocromia, os brinquedos e o ensino de química contextualizadoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-01-23T17:52:01Z-
dc.date.available2015-01-23T17:52:01Z-
dc.date.issued2015-01-23T17:52:01Z-
dc.date.submitted2014-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9468-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.subjectBrinquedos-
dc.contributor.advisorcoFonseca, Alexandre-
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons