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2014_FernandaDeSenaGoncalves.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorGonçalves, Fernanda de Sena-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Fernanda de Sena. O ato de desenhar: a linguagem peculiar da criança pequena. 2014. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso apresenta o desenho infantil, objetivando analisar o processo e o produto do desenho da criança pequena, tendo como objetivos específicos: descrever os processos de criação desencadeados pelo desenho livre, verificar o conteúdo dos desenhos das crianças a partir de um passeio ao zoológico e analisar o desenho do reconto da história proposta. O referencial teórico aborda um breve histórico de como começou o estudo sobre o desenho infantil e a descoberta de sua importância, seguindo com o desenvolvimento da criança pequena, que inclui como a criança evolui e quais ferramentas culturais ela usa para isso, e finalmente chegando ao desenho infantil, como ele é feito e o que ele significa para a criança pequena. A metodologia foi pesquisa qualitativa, baseada em observação com caráter descritivo e configura pesquisa-ação. Foram estruturadas três sessões de aproximadamente quarenta minutos, fora do contexto de sala de aula: desenho livre, desenho motivado por um passeio ao zoológico e desenho para recontar uma história infantil. Os participantes são quatro crianças de quatro a seis anos, que já conviviam previamente à pesquisa, e a pesquisadora. Os resultados encontrados foram: as crianças apresentam estratégias de outros sistemas simbólicos como a gesticulação de movimentação física, a fala, em que questionam, dialogam e falam egocentricamente, que se refletem no produto. Inicialmente utilizaram seus conhecimentos prévios e depois extrapolaram desenvolvendo imaginação com novos conhecimentos. O processo de desenhar das crianças envolveu fala egocêntrica, gestos, diálogo entre pares. Foi verificada a importância do desenho no desenvolvimento da criança pequena. As crianças puderam desenhar livremente, expressando assim seus sentimentos e conhecimentos em imagens. A compreensão do processo do ato de desenhar e do produto final da criança pequena remete à relação que faz com as produções gráficas livres, quase sempre acompanhadas pela fala.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDesenho infantilen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordImaginação nas criançasen
dc.titleO ato de desenhar : a linguagem peculiar da criança pequenaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-01-23T11:07:02Z-
dc.date.available2015-01-23T11:07:02Z-
dc.date.issued2015-01-23T11:07:02Z-
dc.date.submitted2014-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9457-
dc.language.isoPortuguêsen
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