Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/944
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LeandroLopesTrindade.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Biblioterapia e as bibliotecas de estabelecimentos prisionais : conceitos, objetivos e atribuições
Autor(es): Trindade, Leandro Lopes
Orientador(es): Baptista, Sofia Galvão
Assunto: Biblioterapia
Bibliotecas especializadas
Leitura
Data de apresentação: 11-Dez-2009
Data de publicação: 20-Mai-2010
Referência: TRINDADE, Leandro Lopes. Biblioterapia e as bibliotecas de estabelecimentos prisionais: conceitos, objetivos e atribuições. 2009. 118 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho analisa a biblioterapia e as bibliotecas de estabelecimentos prisionais, criando uma relação de proximidade entre as duas temáticas. Apresenta conceitos, objetivos, discussões e atribuições a respeito, identificando como o uso da leitura como recurso terapêutico contribui para o papel social das bibliotecas em meio prisional na ressocialização de indivíduos presos. Expõe o profissional da informação como mediador ou auxiliar da prática biblioterapêutica no ambiente carcerário. Aborda circunstâncias do Sistema Penitenciário: formação, evolução e situação atual do aparelho prisional brasileiro. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, de natureza quantitativa-qualitativa. O estudo de caso da Biblioteca do Centro de Internamento e Reeducação – CIR, complementa toda a análise. A observação direta, a entrevista semi-estruturada e o questionário foram os instrumentos de coleta de dados. Foram verificados os benefícios esperados pelos detentos com o uso dos materiais de leitura; os materiais e conteúdos de interesse predominantes; constância, quantidade e o tempo gasto com a leitura; os sentimentos que os conteúdos lidos despertavam; utilização e reconhecimento da biblioteca prisional; entre outros. Os resultados encontrados demonstram e permitem compreender que os indivíduos encarcerados se rendem à relevância da leitura e de seus benefícios, requerendo maiores oportunidades de acesso às bibliotecas dos estabelecimentos prisionais e políticas de incentivo ao uso do livro como objeto ressocializador. Por meio do trabalho realizado, busca-se incentivar debates e pesquisas concernentes aos temas, oferecendo subsídios para a (re)educação e (re)inserção dos detentos à sociedade, compreendendo que a biblioterapia e as bibliotecas de estabelecimentos prisionais, entre outras representações, são determinantes em todo o processo.
Resumén: Este trabajo analiza la biblioterapia y las bibliotecas de los centros penitenciarios, creando una relación estrecha entre los dos temas. Presenta los conceptos, objetivos, atribuiciones y discusiones acerca de cómo identificar el uso de la lectura como recurso terapéutico contribuye a la función social de las bibliotecas en las prisiones en la rehabilitación de las personas detenidas. Expone el bibliotecario como un mediador o auxiliar en la práctica de la biblioterapia en la cárcel. Acerca las circunstancias del sistema penitenciario: la formación, evolución y estado actual del Sistema Penitenciario brasileño. Este es un estudio exploratoriodescriptivo, de naturaleza cuantitativa y cualitativa. El estudio de caso de la Biblioteca del Centro de Internamento e Reeducação – CIR (Centro de Internamiento y Reeducación), complementa el análisis global. La observación directa, la entrevista no semiestructurada y el cuestionario fueron los instrumentos de reunión de datos. Fueron verificados los beneficios deseados por los detenidos con el uso de materiales de lectura; los materiales y contenidos de interés prevalecientes; la constancia, la cantidad y el tiempo dedicado a la lectura; los sentimientos que el contenidos leídos avivan; el uso y reconocimiento de la biblioteca de la prisión, entre otros. Los resultados demuestran y permiten comprender qué los indivíduos encarcelados reconocen la importancia de la lectura y sus beneficios, requerendo mayores oportunidades de acceso a las bibliotecas de los centros penitenciários y políticas de incentivo al uso del libro como un objeto resocializador. Por medio del trabajo realizado, foméntase la discusión y la investigación relativa a los temas, ofreciendo subsidios para la (re)educación y (re)integración de los reclusos en la sociedad, comprendiendo que la biblioterapia y las bibliotecas de centros penitenciarios, entre otras representaciones, son cruciales en el proceso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.944
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons