Título: | Construção de espaços no cinema : os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola |
Autor(es): | Miranda, Moema da Silva de |
Orientador(es): | Cavalcante, Denise Moraes |
Assunto: | Cinema - análise Encontros e desencontros (2003) Um lugar qualquer (2010) Coppola, Sofia, 1971- |
Data de apresentação: | 24-Nov-2014 |
Data de publicação: | 21-Jan-2015 |
Referência: | MIRANDA, Moema da Silva de. Construção de espaços no cinema: os não-lugares nos filmes de Sofia Coppola. 2014. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho analisou dois filmes para tentar compreender como o cinema estrutura os não-lugares no espaço fílmico. Os dois filmes são Encontros e Desencontros, de 2003 e Um Lugar Qualquer, de 2010, ambos da diretora e roteirista Sofia Coppola e trazem no enredo pessoas que vivem em hotéis, ambientes de passagem. Os não-lugares existem na sociedade contemporânea e são mostrados nos filmes de maneira semelhante a vida real, assim, os filmes acabam por representar a vida e as angustias contemporâneas por meio das personagens. A pesquisa abarcou métodos de análise de filmes, conceituação de não-lugares e da teoria realista do cinema, escolhida como base para as análises feitas. Para entender como o cinema constrói os não-lugares no espaço fílmico, as análises se basearam principalmente nos aspectos da fotografia e nos enredos e nos contextos apresentados, mas também foram analisados aspectos do som e da montagem dos filmes. As análises foram feitas separadamente e, ao final, os resultados de cada análise foram comparados. |
Abstract: | This study analyzed two films to try to understand how cinema makes the structures of non-places in the filmic space. The films are Lost in Translation, 2003, and Somewhere, 2010, both written and directed by Sofia Coppola and both about people living in hotels. The non-places exist in our contemporary society and the films show them similar to real life, this way, the films represent life and anguish through the characters. The research covered film analysis' methods, conceptualization of non-places and of realistic film theory, chosen as the basis for the analyzes. To understand how the cinema builds non-places, the analyzes were based mainly on aspects of photography and the storylines and in the contexts presented, but aspects of sound and editing of the films were also analyzed. The analyzes were done separately and, at the end, the results of each analysis were compared. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|