Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DarioJoffilyDeAraujo.pdf52,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Erro & acaso : a subversão técnica e imagética na glitch art
Autor(es): Araújo, Dario Joffily de
Orientador(es): Freitas, Gabriela Pereira de
Assunto: Glitch art
Imagens - análise
Processos de comunicação - ruídos
Imagens - subversão
Ruído - comunicação
Imagens - estudo
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 21-Jan-2015
Referência: ARAÚJO, Dario Joffily de. Erro & acaso: a subversão técnica e imagética na glitch art. 2014. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente monografia foi elaborada com o intuito de analisar conceitualmente a produção do gênero artístico glitch art e suas possíveis correlações teóricas com o estudo das imagens. Tal empreendimento se iniciou a partir da hipótese de que a glitch art desenvolve uma crítica subversiva ao contexto tecnológico no qual se insere. No entanto, ao orientarmos nossa pesquisa pelas ideias do teórico tcheco Vilém Flusser, passou-se a compreender como tal crítica não se faz diretamente ao aparelho produtor de imagens, mas sim às instâncias comunicacionais, políticas e culturais que coordenam o modo de se produzir imagens, visando assim instaurar uma concepção imagética dotada de superficialidade. Para a devida compreensão do tema, fez-se necessário considerar as implicações do ruído nos processos de comunicação, em especial, correlacionando-o às noções interpretativas de erro e acaso. Da mesma maneira, apenas através da utilização dos textos e referências da artista e acadêmica Rosa Menkman, fomos capazes de relacionar nosso estudo a diferentes projetos artísticos do gênero aqui compreendido como glitch art. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph was created with the intention of analyze conceptually the production of the artistic genre glitch art and its possible theoretical relations with the study of images. Such enterprise was started from the hypothesis that the glitch art develops a subversive critique to the technological environment in which it operates. However, as our research was oriented by the ideas of the czech theorist Vilém Flusser, we began to understand how such critique do not directs itself precisely to the apparatus, responsible for the production of images, but instead to the comunicacional, political and cultural scopes which coordinate the way of producing images, therefore aiming to establish a imagetic conception endowed with superficiality.To the appropriate comprehension of the theme, it was necessary to consider the implications of the noise within the communication process, in special, relating it to the interpretative notions of error and random. In the same way, just through the use of the texts and references of the artist and academic researcher Rosa Menkman, we could relate our study to different artistic projects from the genre here understood as glitch art.
Informações adicionais: Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons