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Título: Entre a autonomia e a dependência : breve cartografia da Comunicação Organizacional no Brasil
Autor(es): Oliveira, Raphael Sandes de
Orientador(es): Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto: Comunicação organizacional
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 20-Jan-2015
Referência: OLIVEIRA, Raphael Sandes de. Entre a autonomia e a dependência: breve cartografia da Comunicação Organizacional no Brasil. 2014. 102 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A partir de uma breve cartografia de algumas de suas práticas acadêmicas institucionalizadas, este trabalho tem como objetivo refletir sobre o atual estado do campo científico da Comunicação Organizacional no Brasil. Que campo é esse? Qual é o seu nível de maturidade e autonomia? Como se articulam as práticas teóricas-institucionais? Como se dão as relações entre a pesquisa e a área profissional? A pesquisa foi construída a partir do mapeamento dos cursos de graduação, das linhas de mestrado e doutorado, dos grupos de pesquisa, das agências científicas, dos periódicos, dos eventos acadêmicos, das bases de dados, dos observatórios e dos prêmios; ações responsáveis pela organização científica em questão. Por ter interesse na análise do campo, esta pesquisa se aproxima da Cienciometria, método quantitativo, que procura avaliar a produção e/ou a estruturação de determinada ciência ou área (Macias-Chapula, 1998). Os resultados apontam para um campo dividido entre dois projetos: o primeiro é o modelo tradicional, com práticas fortes e altamente institucionalizadas, que prega a dependência das Relações Públicas; o segundo é um modelo moderno, que visa a autonomia científica da Comunicação Organizacional, ainda que com práticas pequenas e desarticuladas. Neste cenário, o campo aparece como uma arena de disputa.
Abstract: From a brief cartography over some of its institutionalized academic practices, this paper aims to reflect on the Organizational Communication’s scientific field current state in Brazil. Which field is that? What is the level of maturity and autonomy? How are articulated the theoretical and institutional practices? How happens the relationship between research and the professional field? This paper was built based on the mapping of graduations courses, lines of master's degree and doctorate, research groups, scientific agencies, academic journals, academic events, databases, observatories and scientific awards; actions responsible for the scientific organization in question. As it’s interested in field analysis, this research has connection with the Scientometrics, a quantitative method which seeks to evaluate the production and/or the structuring of determined science or area (Macias-Chapula, 1998). The results indicate a field divided between two projects: the first one is the traditional model, with strong and highly institutionalized practices, which defends dependence of Public Relations; the second is a modern model, which aims Organizational Communication’s scientific autonomy, even with small and non-connected practices. On this scenario, the field appears as an arena of struggle.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.
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