Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9392
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlineJacquesDeFariasCosta.pdf2,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A Avaaz como ferramenta de mediação das causas sociais na rede
Autor(es): Costa, Aline Jacques de Farias
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Democracia
Causas sociais na internet
Petições on-line
Data de apresentação: 18-Nov-2014
Data de publicação: 19-Jan-2015
Referência: COSTA, Aline Jacques de Farias. A Avaaz como ferramenta de mediação das causas sociais na rede. 2014. 116 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esse trabalho analisa a atuação da comunidade Avaaz no âmbito político e democrático brasileiro. Inicialmente é realizada uma revisão bibliográfica para a construção de um breve contexto histórico-social da utilização das tecnologias da comunicação e da informação como ferramentas de transformação social, política e democrática no país. Em seguida, o foco recai sobre a organização Avaaz, com o intuito de conhecermos a sua estrutura, os seus procedimentos e os objetivos que ela se propõe alcançar. A partir desse panorama, são iniciados os estudos de casos de três petições online realizadas pela Avaaz: a Petição Ficha Limpa (2008), a PEC 37 (2012) e a petição Eleições Limpas (2013). As petições foram analisadas principalmente com base no número de assinaturas, pelo tipo de informação que carrega, pelo seu cumprimento ou não dos objetivos e seus posteriores efeitos no cenário nacional. O objetivo foi compreender as dinâmicas políticas e democráticas que circundam as petições online, seus feitos e suas possibilidades. A parte final do trabalho promove uma discussão sobre como as petições da Avaaz reproduz significações e características já existentes no contexto off-line, e que, como esse aspecto pode ser elemento definidor da ferramenta, que ainda não consegue se destacar como uma ferramenta incontestavelmente democrática.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons