Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ IzabelCristinaDosSantosPereira.pdf834,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vida e obra de Aleijadinho : indagações através de uma oficina de argila
Autor(es): Pereira, Izabel Cristina Dos Santos
Orientador(es): Ferreira, Daniela Cureau Mendes
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Aprendizagem
Aleijadinho, 1738 - 1814
Oficina de argila
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 19-Jan-2015
Referência: PEREIRA, Izabel Cristina Dos Santos. Vida e obra de Aleijadinho: indagações através de uma oficina de argila. 2014. 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2014.
Resumo: A presente pesquisa aponta algumas questões sobre as atuais práticas de ensino de artes visuais, e sobre a responsabilidade do educador na dinâmica de ensino-aprendizagem. O estudo se concentra em demonstrar a importância de uma aprendizagem significativa no processo de motivação dos alunos na constante busca do conhecimento, e de sua inserção no ambiente escolar. A partir de um projeto sobre a vida e obra do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, procura-se abordar questões como a leitura de seus trabalhos o contexto histórico-social em que viveu, e a superação do artista com a doença que o mutilou e o deformou. Com a contrapartida prática, na forma de uma oficina de argila, busca-se instigar a criatividade e a expressão dos alunos. Na construção do referencial teórico são citados os educadores Ana Mae Barbosa e Paulo Freire, assim como o psicólogo da educação David Ausubel.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons