Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CintiaNaniAraujoCruz.pdf6,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasília imaginada : mudanças de identidade cultural da cidade
Autor(es): Cruz, Cíntia Nani Araújo
Orientador(es): Guazina, Liziane Soares
Assunto: Brasília (DF) - identidade cultural
Redes sociais on-line
Representações culturais
Brasília (DF) - cultura
Cibercultura
Brasília (DF) - pessoas
Brasília (DF) - estereótipos
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 16-Jan-2015
Referência: CRUZ, Cíntia Nani Araújo. Brasília imaginada: mudanças de identidade cultural da cidade. 2014. 165 f. il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A partir da perspectiva de seis atores sociais – dois eventos (Picnik e Ossobuco), três projetos (Mapa Gentil, Pilotis e Ocupe o Lago) e um blog (Quadrado) – que desenvolvem atividades culturais em Brasília, esta pesquisa tem o objetivo de identificar algumas mudanças de identidade cultural da cidade. Baseado no conceito de comunidade imaginada de B. Anderson, tenta-se compreender qual é a Brasília imaginada por esse grupo, quais inquietações levaram à busca por mudanças culturais, quais as diferenças e semelhanças nas identidades culturais do Plano Piloto e das outras Regiões Administrativas e quais representações caracterizam propriamente a identidade cultural brasiliense. A escolha metodológica consiste em três etapas: a primeira é a revisão de literatura relacionada aos temas cultura, representações, identidade cultural, cidade imaginada, Redes Sociais na Internet e Cibercultura; a segunda consiste no estudo das conversações das páginas do Facebook dos seis atores sociais, com base em Recuero (2012), incluindo tanto as interações entre elas e outros internautas quanto às interações entre si, observadas como geradoras de unidade de discurso e semelhante intenção cultural na cidade; na última consta uma entrevista em grupo com os representantes escolhidos. Foi visto que o desejo de desmistificar os estereótipos negativos de Brasília, a exemplo da visão como uma cidade política, de pessoas frias e voltadas somente ao concurso público, são motivadores para o desenvolvimento das mudanças culturais pelo grupo. A Brasília imaginada por eles é uma cidade diferenciada pelo amplo espaço vazio e verde; pela grande miscigenação e multiplicidade cultural devido à ocupação da cidade por pessoas nascidas em diversos estados brasileiros; pela organização arquitetônica e elementos urbanos próprios. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Starting from the perspective of six social actors – two events (Picnik and Osso buco), three projects (Mapa Gentil, Pilotis and Ocupe o Lago) and a blog (Quadrado) – that develop cultural activities in Brasilia, this research aims to identify some changes in the city's cultural identity. Based on the concept of the imagined community of B. Anderson, is tried to understand which is the Brasilia imagined by this group, which concerns have led to the pursuit of cultural change, what are the differences and the similarities in the cultural identities of the Plano Piloto and other Regiões Administrativas and which representations properly characterize the Brasília's cultural identity. The methodological choice consists of three steps: the first is a review of literature related to cultural issues, representations, cultural identity, imagined city, Social Networks in the Internet and cyberculture; the second is the study of conversations from Facebook pages of the six social actors based on Recuero (2012), including both the interactions between them and other Web users and the interactions between themselves, as observed generators of unit in the speech and similar cultural intention for the city; the last step consists in a group interview with the chosen representatives. It was seen that the desire to demystify the negative stereotypes of Brasilia, for example the vision as a political city, with cold people and entirely devoted to public tender are motivators for the development of cultural change by the group. The Brasilia imagined by them is a differentiated city for the large and empty green space; by the vast miscegenation and cultural diversity due to the city's occupation by people born in several Brazilian states; the architectonic organization and specific urban elements.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons