Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9373
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JussaraSouzaAlmeida.pdf483,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A história, a literatura, o ensaio e as artes dramáticas no contexto antilhano : o “teatro negro” de Aimé Césaire
Autor(es): Almeida, Jussara Souza
Orientador(es): Barbosa, Sidney
Assunto: La Tragédie du roi Christophe (1963)
Césaire, Aimé, 1913 - 2008
Teatro negro
Teatro negro - aspectos culturais e literários
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 15-Jan-2015
Referência: ALMEIDA, Jussara Souza. A história, a literatura, o ensaio e as artes dramáticas no contexto antilhano: o “teatro negro” de Aimé Césaire. 2014. 31 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia é o resultado de um estudo elaborado da análise da obra histórica teatral, “La Tragédie du roi Christophe”, de Aimé Césaire e em especial o seu teatro, denominado pelos críticos como “teatro negro”. Inicialmente refletimos sobre algumas obras capazes de esclarecer aspectos culturais e históricos do Haiti. Pois, quando se trata de literatura pós-colonial, logo nos vem à memória a imagem de povos oprimidos outrora que tentam se libertar hoje de outro tipo de dominação, a do contexto cultural, linguístico e político no qual foram inseridos forçadamente no passado. No entanto, o objetivo desse trabalho é partir da realização de um levantamento de vida e da obra do autor e, em seguida; fazer um estudo sobre a teoria do teatro negro proposta por ele, para com isso, investigar os aspectos históricos, culturais e literários desse “gênero” que floresceu nas Antilhas francesas, a partir da Martinica, e, finalmente, aplicar esses dados conseguidos na peça teatral em estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons