Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_GabrielladaSilvaMottaBarros.pdf2,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Restauração de documentos com suporte em papel : um estudo de caso no Centro de Documentação da Universidade de Brasília
Autor(es): Barros, Gabriella da Silva Motta
Orientador(es): Manini, Miriam Paula
Assunto: Conservação e restauração de documentos
Papel - conservação e restauração
Centro de Documentação da Universidade de Brasília (CEDOC/UnB)
Data de apresentação: 10-Dez-2009
Data de publicação: 18-Mai-2010
Referência: BARROS, Gabriella da Silva Motta. Restauração de documentos com suporte em papel: um estudo de caso no Centro de Documentação da Universidade de Brasília. 2009. 72 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O trabalho aborda um estudo de caso no laboratório de restauração de documentos gráficos do Centro de Documentação da Universidade de Brasília. Apresenta a história do papel e seus fatores de degradação. Mostra o conceito de restauração, conservação e preservação, com o intuito de fundamentar seus princípios e importância. Finalmente, apresenta como exemplo a restauração completa de um livro pelo laboratório do CEDOC/UnB visando a analisar as técnicas de restauro realizadas no miolo.
Abstract: The paper addresses a case study in the laboratory of restoration of graphic material of the Documentation Center of the University of Brasilia (CEDOC/UnB). Presents the history of the paper and factors of degradation. Shows the concept of restoration, conservation and preservation, in order to justify their importance and principles. Finally, it presents as an example the complete restoration of a book by the laboratory of CEDOC/UnB aiming to analyze the techniques of restoration carried out.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.937
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons