Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9365
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FelipeChavesFreitas.pdf746,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Manual de comunicação organizacional para empresas juniores
Autor(es): Freitas, Felipe Chaves
Orientador(es): Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
Assunto: Comunicação organizacional
Empresas
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 14-Jan-2015
Referência: FREITAS, Felipe Chaves. Manual de comunicação organizacional para empresas juniores. 2014. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente memorial descreve a elaboração do Manual de Comunicação Organizacional para Empresas Juniores, que tem como objetivo o entendimento do que é Comunicação Organizacional e de como aplicá-la em uma Empresa Júnior (EJ). O manual traz um conjunto de instrumentos de comunicação, que embora básicos, são capazes de contribuir nos processos de comunicação de uma Empresa Júnior. Para tanto, foi utilizado o conceito de Comunicação Integrada, proposto por Margarida Kunsch, para explicar como a Comunicação e seus instrumentos podem ser utilizados no gerenciamento comunicacional de uma EJ. Cinco diretores de Comunicação de Empresas Juniores de Brasília foram entrevistados a fim de proporcionar ao autor os principais problemas e necessidades que eles enfrentavam na Diretoria. A partir dessas entrevistas e do referencial teórico consultado, foi elaborado o Manual que servirá como base de consulta e orientação não só aos entrevistados, mas também a todos do Movimento Empresa Júnior que tenham interesse em conhecer mais sobre como gerir a área de Comunicação de uma EJ.
Abstract: The current memorial depicts the preparation of Organizational Communication Manual for Junior Enterprise, which aims at understanding what is organizational communication and how to apply it in a Junior Enterprise (JE). The manual includes a set of communication tools, which although basic, are able to contribute in the communication processes of a Junior Enterprise. Thus, the concept of Integrated Communication, proposed by Margarida Kunsch, was used to explain how the communication and its tools may be used in the communication management of a JE. Five communication directors of Junior Enterprises of Brasília were interviewed to give the author the main problems and needs they faced on the Board o Directors. From these interviews and reviewed literature, the manual was made and will serve as a basis for consultation and guidance not only to the respondents, but also to all of the Junior Enterprise Movement who are interested in knowing more on how to manage an area of Communication in a JE.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons