Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9363
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KarolinyMouraMarques.pdf440,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil epidemiológico de casos novos de tuberculose em menores de 15 anos no Distrito Federal – 2002 a 2008
Autor(es): Marques, Karoliny Moura
Orientador(es): Sanchez, Mauro Niskier
Assunto: Tuberculose - epidemiologia
Crianças - doenças
Tuberculose
Doenças infecciosas
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 14-Jan-2015
Referência: MARQUES, Karoliny Moura. Perfil epidemiológico de casos novos de tuberculose em menores de 15 anos no Distrito Federal – 2002 a 2008. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Tuberculose (TB) continua a ser uma das doenças mais frequentes no mundo e uma das principais causas de mortalidade. A tuberculose infantil é responsável por 15% dos casos notificados. O trabalho propõe-se estudar a situação epidemiológica de casos novos da tuberculose em menores de 15 anos no Distrito Federal, Brasil, no período de 2002 a 2008. Trata-se de um estudo observacional descritivo, retrospectivo, de base de dados secundários, utilizando-se o Banco de dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação. Com base nas variáveis: idades, forma clínica da doença, exames complementares e desfecho dos casos. A proporção de casos novos em menores foi de 6,05%. Verificou-se o coeficiente de incidência dentro da média 1,4% durante o período. Houve predomínio em menores de 5 anos e menores do sexo masculino. A forma clínica pulmonar ocorreu em 71,4% dos casos. A maioria dos casos (74,3%) evoluíram para a cura e o coeficiente de mortalidade do período foi zero. Os resultados apresentados contribuem para o conhecimento da situação epidemiológica da tuberculose ao longo dos anos, fornecendo subsídios à tomada de decisões relacionadas principalmente às ações de prevenção e controle da doença no DF.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons