Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GracieleLopesPinto.pdf120,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um ensaio sobre a gestão da atenção materna e infantil no Sistema Único de Saúde
Autor(es): Pinto, Graciele Lopes
Orientador(es): Rattner, Daphne
Assunto: Sistema Único de Saúde (Brasil)
Políticas públicas - saúde
Atendimento materno infantil
Sistema Único de Saúde (Brasil) - atenção materna e infantil
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 14-Jan-2015
Referência: PINTO, Graciele Lopes. Um ensaio sobre a gestão da atenção materna e infantil no Sistema Único de Saúde. 2014. 24 f. Monografia (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: RESUMO: O modelo tecnocrático atual de atenção ao parto e nascimento no Brasil não proporciona um atendimento ideal para à gestação, parto, pós-parto e ao recém-nascido, a atenção à saúde nesse sentido vem sendo modificada desde o final do século passado em direção a uma maior humanização,com o objetivo de proporcionar melhorias na gestão do cuidado, do sistema e dos serviços de saúde. Este ensaio pretende descrever os modelos de atenção materna e infantil, as políticas para humanização até a instituição da Rede Cegonha e suas propostas de reformar o atual modelo do Sistema Único de Saúde (SUS),para torná-lo mais humanista. Foram utilizados como base artigos e documentos oficiais apenas no idioma português do Brasil e sem delimitação de data. Conclui se que o SUS tem conseguido muitos avanços nas ações voltadas ao atendimento humanizado para as mulheres e crianças, graças às políticas que vem ao longo do tempo sendo criadas e aperfeiçoadas, porém ainda existem desafios e a Estratégia Rede Cegonha pretende superá-los colocando em prática suas propostas para um atendimento de qualidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2014.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons