Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9351
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnaPaulaLopesGuedes.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação popular no ambiente digital brasileiro : o caso dos portais e-democracia e e-cidadania
Autor(es): Guedes, Ana Paula Lopes
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Democracia
Sociedade civil
Cidadania
Internet
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 13-Jan-2015
Referência: GUEDES , Ana Paula Lopes. A participação popular no ambiente digital brasileiro: o caso dos portais e-democracia e e-cidadania. 2014. 104 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A proposta desse trabalho é analisar a participação popular nos sites e-democracia e ecidadania,respectivamente vinculados à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. O objetivo é refletir sobre a interação entre a sociedade civil e o Estado a partir desses canais, problematizando se isso contribui para uma aproximação entre Estado e sociedade nas atividades legislativas e de representação da Câmara e do Senado a partir da forma como são apresentadas e debatidas as demandas dos cidadãos nesses ambientes. Essa análise é realizada a partir da discussão de dois temas: a regulamentação do uso da maconha, proposição do ecidadania, e a reforma política, problematizada no e-democracia. A pesquisa incorpora, ainda, questões sobre as políticas de acesso, as dinâmicas de colaboração e como existem padrões diferentes de inserção na internet, incluindo contextos diversificados de exclusão digital que inviabilizam a participação política de uma parcela significativa de brasileiros nesses canais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons