Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9320
Título: | Gravação de áudio online : uma possibilidade na educação musical |
Autor(es): | Moraes, Deniel Rodrigues de |
Orientador(es): | Marins, Paulo Roberto Affonso |
Assunto: | Gravações de vídeo Software Prática de ensino - música |
Data de apresentação: | 9-Dez-2014 |
Data de publicação: | 7-Jan-2015 |
Referência: | MORAES, Deniel Rodrigues de. Gravação de áudio online: uma possibilidade na educação musical. 2014. 85 F., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Softwares online têm sido uma nova tendência com o advento de conexões de banda larga mais velozes. Esse trabalho é sobre um tipo específico de software online: os de gravação. O objetivo geral foi fazer uma análise descritiva e empírica de quatro softwares de gravação online e como objetivos específicos: I) demonstrar algumas diferenças básicas entre esses tipos de softwares e alguns programas profissionais do mercado; II) demonstrar os limites e possibilidades da gravação online e III) analisar a utilização desses softwares na educação musical. Gohn (2010) é a principal referência adotada, visto sua produção literária sobre tecnologia associada à música e ensino e particularmente acerca dos softwares online. A análise dos softwares bem como uma entrevista semiestruturada realizada com um professor do Ensino Fundamental sobre a utilização de softwares em suas práticas docentes foram os instrumentos de coleta de dados da pesquisa. Os softwares analisados podem ser utilizados em práticas musicais desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, porém ainda são pouco conhecidos entre os professores da Educação Musical. Essa pesquisa procura os tornar mais conhecidos e sugere maneiras de utilizá-los no ensino de música, tornando-os acessíveis aos professores que tiverem interesse em fazer uso em suas práticas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT Online software has become a growing trend with the advent of faster broadband services. The present study focuses on a specific type of online software: recording applications. The main objective is to descriptively and empirically analyse four online recording tools, and the specific objectives are: I) highlight the basic differences between these applications and some of the professional recording programs in the market; II) state limits and possibilities of online recording; and III) analyse the use of these applications as tools in music education. Gohn (2010) has been adopted as the main reference due to his literary production on technology associated with music and education, and particularly regarding online software. The data collection tools consisted of an analysis of the pieces of software and a semi-structured interview with a primary school teacher regarding the use of the mentioned programs in class. The studied applications may be used in musical practices from Elementary School up to Higher Education, but are currently little known by Music Education teachers. This research seeks to raise awareness and suggest how to use them, thus making them accessible to teachers willing to use them as auxiliary tools in their music education practices. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes Departamento de Música, 2014. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons