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Título: Análise mercadológica de embalagens de papel
Autor(es): Rocha, Christian Richielli Lima
Orientador(es): Ângelo, Humberto
Assunto: Marketing ecológico
Embalagens
Papel - confecção
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 7-Jan-2015
Referência: ROCHA, Christian Richielli Lima. Análise mercadológica de embalagens de papel. 2014. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As formas de transações comerciais, no período pós Segunda Guerra, foram drasticamente alterados pelo avanço tecnológico, pela rapidez da informação e a criação das gôndolas dos supermercados. A facilidade em obter informações centrou o consumidor (suas opções, anseios e preferências) como elemento chave na definição de estratégias de produção por parte das indústrias. Paralelo a isso, a partir dos anos 90, com o avanço nas pesquisas sobre meio ambiente e renovação dos recursos naturais, uma nova filosofia sobre o consumo responsável (economicamente, ecologicamente e ambientalmente viável) emergiu causando grande pressão em diversos setores da sociedade, principalmente na economia. Com essas transformações, a embalagem assumiu o papel de vendedor silencioso, representando e transmitindo a filosofia do produto e da empresa, tornando-se o principal elo entre o produtor e o consumidor. De fácil manuseio, e vasta aplicabilidade, o papel pode ser muito explorado para atender essa “demanda verde”. A metodologia do trabalho ocorreu em duas vertentes. A primeira consistiu em uma revisão bibliográfica sobre a evolução da componente embalagem, e quais os fatores privilegiam o uso do papel como matéria-prima dessa indústria. Em um segundo momento, o objetivo foi avaliar dados do IBGE, sobre incremento da produção de janeiro de 1991 a dezembro de 2013, para análise da tendência de crescimento da produção de embalagens de papel no Brasil, e a análise do efeito renda sobre a demanda de embalagens de papel. Observou-se uma tendência de crescimento da produção de embalagens que possuam o papel como matéria-prima, decorrentes do fato de o papel possuir baixo custo de produção, a existência indiscutível de um consumidor consciente e a efetivação de políticas públicas de controle da produção. Conclui-se que as embalagens de papel são bens normais que não respondem negativamente à substituição de novos materiais, com tendência de crescimento de mercado. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The forms of business transactions in the period after World War II, have been drastically changed by technological advances, by the speed of information and by the creation of supermarket shelves. The ease of information focused on the consumer (your options, desires and preferences) as a key element in definition of strategies of prodution from industry. Parallel to this, from the 90s, with the advancement in research on environment and renewal of natural resources, a new philosophy about responsible consumption (economically, ecologically and environmentally viable) emerged causing great pressure in various sectors of society, especially in the economy. With these changes, the packaging assumed the role of silent salesman, representing and conveying the philosophy of the product and the company, becoming the main link between the producer and the consumer. Easy to use, and wide applicability, the paper is an excellent raw material that comes and can be explored to meet this "green demand". In this context, the present work aimed to make a literature review and survey data on the evolution of component packaging, and what factors favor the use of paper as raw material. In conclusion, the paper may gain market share due to three factors: the existence of a conscious consumer, budget constraints and policy restrictions on the use of non-renewable resources. Evaluating dates of the IBGE, about the increase in production from 1990 to 2013, note a growing trend of production that have the paper as raw material. Evaluating also the response of the paper as raw material in relation to economic development and consequently technology. It concludes that the packaging paper is normal object that do not respond adversely to the substitution of new materials.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2014.
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