Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9317
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MoizesFerreiraBorbaFilho.pdf480,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo exploratório da satisfação no trabalho de fiscais de contrato na administração pública brasileira
Autor(es): Borba Filho, Moizés Ferreira
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Administração pública
Satisfação no trabalho
Contratos administrativos
Data de apresentação: 27-Nov-2014
Data de publicação: 7-Jan-2015
Referência: BORBA FILHO, Moizés Ferreira. Estudo exploratório da satisfação no trabalho de fiscais de contrato na administração pública brasileira. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A satisfação e motivação no trabalho são temas recorrentes nas agendas de pesquisa sobre administração pública. Este estudo de caráter exploratório-descritivo teve como objetivo analisar a função de fiscalização de contratos na administração pública sob a óptica da atual literatura da gestão de pessoas. Para isso foram investigadas as peculiaridades de atuação nesta função e o impacto das variáveis de trabalho na percepção da satisfação no trabalho sob a perspectiva dos fatores intrínsecos e extrínsecos. Foi realizado um survey com 470 fiscais de contratos participantes do curso de gestão e fiscalização de contratos da ENAP. Os resultados demonstram o impacto das variáveis do contexto de trabalho: capacitação adequada, equipe de trabalho, rodízio de tarefas e possibilidade de responsabilização na percepção da satisfação no trabalho destes servidores. O estudo também conseguiu retratar o cenário de atuação dos fiscais de contrato, por meio do levantamento de fatores do contexto de trabalho e das dificuldades envolvidas no exercício desta função. Deste modo foi possível indicar sugestões para os gestores da área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Gestão de Políticas Públicas, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons