Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9303
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarliDiasRibeiro.pdf365,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A liderança e suas relações com o rendimento dos alunos
Autor(es): Ribeiro, Marli Dias
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestor escolar
Educação e rendimento escolar
Liderança escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 6-Jan-2015
Referência: RIBEIRO, Marli Dias. A liderança e suas relações com o rendimento dos alunos. 2014. 54 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Há décadas estudiosos buscam desvendar a influência de líderes e como pessoas podem ser motivadas a apresentarem resultados em trabalhos e atividades em grupo quando orientadas por um líder. O presente trabalho é uma pesquisa sobre os tipos de liderança praticados em uma escola da periferia de Brasília-DF, na cidade de Planaltina, com aproximadamente 2000 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. A pesquisa trata dos estilos de liderança seus principais teóricos e também relaciona o resultado dos alunos com os estilos de lideranças praticados pelos professores, destaca ainda, o papel do gestor no sentido de reavaliar e refletir sua atuação a partir dos resultados alcançados na pesquisa acerca das lideranças presentes no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi qualitativa e o instrumento de coleta um questionário e ainda dados dos boletins escolares dos alunos. A relação dos tipos de liderança dos docentes e o rendimento dos alunos foram correlacionados para verificação de resultados. Como resultado, obtive que os líderes sejam eles gestores ou professores podem efetivamente colaborar mais efetivamente para melhoria do trabalho educativo. Por outras palavras, a aprendizagem dos alunos está dependente do trabalho dos docentes que, por sua vez, é condicionado pelas suas motivações, competências e contexto de trabalho. Dependendo da realidade vivenciada pelos estudantes a influência exercida pelo professor pode direcionar a postura dos alunos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons