Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9301
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KaranaMartinsMachadoAlbernaz.pdf486,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas educativas e as tecnologias da informação e comunicação
Autor(es): Albernaz, Karana Martins Machado
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Cotidiano escolar
Professores - formação continuada
Práticas educativas
Tecnologia na educação
Professores - uso das tecnologias
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 6-Jan-2015
Referência: ALBERNAZ, Karana Martins Machado. Práticas educativas e as tecnologias da informação e comunicação. 2014. 48 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A tecnologia da informação e comunicação está cada vez mais presente no cotidiano escolar. De forma sutil tem adentrado as salas de aula e promovido importantes mudanças nas práticas pedagógicas. Diferentemente dos estudantes, os professores apresentam algumas resistências em alterar sua rotina e planejamento ao incluir o uso de recursos tecnológicos na sua prática diária. Dessa forma, faz-se necessário estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas por meio de experiências e vivências na formação continuada dos professores, ocorrida nas coordenações pedagógicas nas escolas. Este trabalho teve por objetivo compreender como as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir para a melhoria da qualidade das práticas educativas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com estudo de caso onde foi possível um delineamento de ações desenvolvidas pela escola e de outras planejadas e orientadas para o uso do laboratório tecnológico/informática e recursos tecnológicos disponíveis na escola, como importantes potencializadores de novas aprendizagens.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons