Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9300
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JulioCesarAlvesSampaio.pdf561,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Potencializando a gestão escolar com as tecnologias digitais
Autor(es): Sampaio, Julio Cesar Alves
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Gestão escolar
Professores - formação continuada
Aprendizagem
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 6-Jan-2015
Referência: SAMPAIO, Julio Cesar Alves. Potencializando a gestão escolar com as tecnologias digitais. 2014. 43 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta a possibilidade de interação entre o profissional da educação e as TIC no Centro de Ensino Fundamental 405 do Recanto das Emas, levando-se em consideração aspectos do cotidiano escolar e as práticas vivenciadas pelos entrevistados na utilização das tecnologias digitais. Buscou-se em diversos autores um embasamento teórico relacionado ao entendimento dos processos que ocorrem quando o profissional se depara com tal tecnologia. A observação sistemática somada com a forma metodológica aplicada na forma de estudo de caso, levaram a uma interpretação abrangente dos dados obtidos e percepção da situação geral da escola no que se refere a utilização das TIC. A conclusão aponta para uma perceptível falta de capacitação dos profissionais em educação aliada a baixos investimentos em infraestrutura local. Esses fatores contribuem ainda mais para o distanciamento temeroso entre professores (educadores) e alunos, dificultando o processo de ensino-aprendizagem e ampliando as desigualdades sociais já existentes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons