Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IsabelaVieiraBorba.pdf166,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão por competências no setor público : um estudo teórico sobre a implementação e seus principais desafios
Autor(es): Borba, Isabela Vieira
Orientador(es): Avila, Silvia Regina Starling Assad de
Assunto: Gestão por competências
Setor público
Gestão de pessoas
Implementação de competências
Data de apresentação: 21-Nov-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: BORBA, Isabela Vieira. Gestão por competências no setor público: um estudo teórico sobre a implementação e seus principais desafios. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Gestão por Competências surgiu e está sendo implantada nas organizações com o grande objetivo de identificar e desenvolver sua equipe de trabalho, entendendo ser este seu maior recurso e principal diferencial de posicionamento no mercado. No setor público, a importância de se implementar a gestão por competências não é diferente, porém o que se encontra é um cenário desafiador, o qual reúne particularidades inerentes a natureza pública das organizações. Neste contexto apresentado, o objetivo deste relatório de estágio foi analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, o processo de implementação do modelo de gestão por competências no âmbito do setor público, evidenciando os principais desafios que se impõem a essa nova abordagem, especificamente no que se refere à legislação vigente, aos subsistemas de gestão de pessoas, à cultura organizacional, dentre outros. Autores como Carbone, Leme e Vargas serviram de aporte teórico, principalmente para conceituar e discorrer sobre a gestão por competências, sua implementação e as dificuldades encontradas pelo setor público. A pesquisa foi essencialmente qualitativa, sendo de caráter exploratório, realizada a partir de levantamentos bibliográficos e estudo de caso. Os resultados apontaram que a gestão por competências é um conceito que pode ser efetivamente aplicado no setor público, porém com as suas devidas adaptações, buscando ultrapassar os desafios impostos à própria realidade desse ambiente, dando suporte para que houvesse sugestões quanto aos problemas relacionados ao alinhamento estratégico da organização, aos cargos e carreiras dos servidores, a avaliação de desempenho e muitos outros entraves abordados no referencial teórico. Por fim, a conclusão aponta que apesar das barreiras encontradas para sua implementação, a gestão por competências é um modelo viável em órgãos e entidades públicas e pode ser considerado um eficiente meio de transformação e modernização da gestão de pessoas no serviço público brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons