Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9253
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SamaraAlvesdosSantosRibeiro.pdf670,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Rede que envolve o processo de certificação de produtos orgânicos
Autor(es): Ribeiro, Samara Alves dos Santos
Orientador(es): Gomes, Luciana de Oliveira Miranda
Assunto: Produtos orgânicos
Alimentos orgânicos
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: RIBEIRO, Samara Alves dos Santos. Rede que envolve o processo de certificação de produtos orgânicos. 2014. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O cultivo orgânico, prática da agricultura onde não há presença de insumos químicos, tem sofrido expansão no mundo e no Brasil, principalmente nos últimos anos, por conta da crescente preocupação com a saúde humana e com o meio ambiente. Desta forma, foram criadas no Brasil leis, decretos e instruções normativas acerca de exigências e orientações para o cultivo, armazenamento, transporte e processamento de tais produtos. Para comprovar a efetividade do cumprimento dessas exigências, surgem as certificações, formas de conferir confiabilidade ao produto e permitir sua livre comercialização a terceiros, pois só é permitida a venda sem certificação quando praticada diretamente ao consumidor final, em feiras, por exemplo. Esta certificação pode ser feita por auditoria ou através da formação de grupos para tal fim (certificação participativa) e também confere ao produtor confiabilidade frente ao consumidor, além de diminuir consideravelmente os custos de transação e tonar os produtos uniformes. O presente trabalho visa identificar e descrever esta rede que envolve o processo da certificação de produtos orgânicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons