Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9239
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_KrislanneCoelhoVianaDaSilva.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Elaboração de projeto de implantação da tilapicultura : estudo de caso em uma propriedade do Núcleo Rural de Sobradinho I
Autor(es): Silva, Krislanne Coelho Viana da
Orientador(es): Gomes, Luciana de Oliveira Miranda
Assunto: Tilapicultura
Tilápia (Peixe)
Piscicultura
Data de apresentação: 13-Nov-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: SILVA, Krislanne Coelho Viana da. Elaboração de projeto de implantação da tilapicultura : estudo de caso em uma propriedade do Núcleo Rural de Sobradinho I. 2014. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta estudo sobre o projeto de implantação da tilapicultura em uma propriedade rural de médio porte em Sobradinho (DF). Primeiramente, o texto aborda os critérios básicos de confecção de um projeto, aspectos gerais da tilapicultura, bem como a estrutura dos tanques e a forma de manejo. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográfica, descritiva e documental, de modo a permitir a análise por meio da elaboração de documentos para a iniciação e planejamento do projeto. Assim, cabe destacar que o projeto não chegou à fase de execução por fatores extrínsecos ao mesmo. Para elaborar a estrutura analítica do projeto, o estudo contou com o apoio da Microsoft Project 2010, que permite a visualização de todo o projeto, com a exposição da duração, dos recursos a serem utilizados e do custo de cada recurso, atividade e o total. O resultado obtido destacou que há aspectos extrínsecos ao projeto que podem comprometê-lo, como a legalização ambiental, outorga de água, dentre ouros. É importante destacar, também, que o cliente, apesar de ter querer a elaboração de um projeto para a implantação de um novo cultivo, não compreende a importância de seguir o cronograma de atividades estabelecidas no projeto. Desta forma, estes aspectos apresentam-se como risco para o sucesso do mesmo. Conclui-se que o desenvolvimento do projeto envolve conhecimentos específicos acerca do seu objetivo geral (implantar a criação de tilápias), como a capacidade de lidar com imprevistos, bem como utilizar ferramentas capazes de precaver obstáculos para o seu encerramento. Além disso o fator humano, no caso o cliente, pode apresentar-se como risco para a execução do projeto, de modo a impedir que algumas atividades sejam executas, ou no caso da mão de obra, realizar o manejo e/ou os registros de modo inadequado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons