Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarlosRafaelPires.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de estoques como uma ferramenta estratégica em cooperativas extrativistas
Autor(es): Pires, Carlos Rafael
Orientador(es): Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Assunto: Controle de estoque
Gestão empresarial
Cooperativas
Extrativismo
Cooperativismo
Data de apresentação: 28-Nov-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: PIRES, Carlos Rafael. Gestão de estoques como uma ferramenta estratégica em cooperativas extrativistas. 2014. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2014.
Resumo: O ambiente mercadológico se encontra em processo de competição muito acirrada, onde as empresas são pressionadas para que busquem medidas mais incisivas que visem sua permanência e sobrevivência nesse cenário. A gestão e o controle de estoque dentro de uma organização se mostra atualmente de extrema importância no apoio à tomada de decisões estratégicas, levando em consideração o ambiente competitivo em que elas estão inseridas. Neste contexto,as cooperativas,ao contrário das empresas que visam o lucro, buscam atender também às dimensões sociais, culturais e ambientais,em equilíbrio com a geração de renda, além do trabalho realizado com o comércio justo e solidário,propiciando o desenvolvimento local. Este trabalho tem como objetivo analisar e oferecer recomendações aplicadas à gestão de estoques como uma ferramenta estratégica para tomada de decisões frente à sazonalidade da produção e demanda crescente pelos produtos de origem extrativista na cooperativa Central do Cerrado. Ao longo do trabalho é possível acompanhar o comportamento de alguns produtos, com suas entradas e saídas de estoque,além de avaliação do consumo interno e perdas,levando em consideração a sazonalidade de produção e as dificuldades logísticas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Graduação em Gestão do Agronegócio, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons