Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JolietChavesCampos.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestores : mobilizadores e construtores de estratégias de agregação de valores entre os pais e a escola
Autor(es): Campos, Joliet Chaves
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestor escolar
Aprendizagem
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: CAMPOS, Joliet Chaves. Gestores: mobilizadores e construtores de estratégias de agregação de valores entre os pais e a escola. 2014. [58] f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho abordou a importância da interação entre Escola e Família, principalmente na expectativa do gestor como mediador desse processo pedagógico para uma educação como exercício efetivo da cidadania. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Boa Esperança. A metodologia de pesquisa utilizada foi à abordagem qualitativa, buscando reunir conceitos significativos para refletir sobre vários olhares que aborda a importância do gestor frente ao curso democrático das ações pedagógicas entre a família e escola e quais as influências desta parceria como contribuição na melhoria da qualidade de ensino. Os resultados evidenciaram poucas estratégias inovadoras e eficazes para fortalecer o elo entre Família e Escola fazendo assim necessário propor atuações para que juntas possam apoiar uma à outra na educação das crianças. Refletem a postura do gestor perante a comunidade escolar observando a aceitação e ações reversas dos profissionais em educação e família sobre tais ações. É importante perceber que posturas são adotadas para que ocorra essa interação e sugestões para que tanto a escola quanto a família, alcancem objetivos comuns para a aprendizagem significativa dos alunos originando práticas pedagógicas emancipatórias e promovendo a efetividade do processo ensino-aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons