Título: | O respeito à laicidade da escola pública na perspectiva de gestão democrática |
Autor(es): | Hartwig, Fátima Bandeira |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Assunto: | Escolas públicas Gestão escolar democrática Laicidade (Religião) |
Data de apresentação: | 26-Jul-2014 |
Data de publicação: | 16-Dez-2014 |
Referência: | HARTWIG, Fátima Bandeira. O respeito à laicidade da escola pública na perspectiva de gestão democrática. 2014. 60, [7] f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Por sabermos que os direitos são amplos em questões de raça, de cor, de etnia, de orientação sexual, de língua, de religião, entre outros, é preciso que uma gestão democrática seja pautada no respeito à diversidade, buscando promover valores para a construção de uma sociedade democrática e crítica e que, acima de tudo, respeite o diverso. Compreendendo desta forma a educação, a laicidade da escola pública precisa ser considerada e respeitada, contribuindo assim, para o respeito aos direitos do aluno, bem como, suas diversidades e necessidade de atitudes críticas perante o conhecimento, não se pautando em conhecimentos sagrados ou inquestionáveis. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi compreender como ocorre o respeito à laicidade na escola pública, observando a escola e seus atores em suas atitudes, que venham caracterizar ou descaracterizar a escola pública laica, assim como, investigar o papel do gestor frente a defesa dessa escola laica. A pesquisa foi realizada com os gestores de uma escola pública do DF, partindo do pressuposto da hipótese de que acontecem práticas de desrespeito à laicidade da escola pública, buscando assim, uma reflexão crítica sobre o assunto, com o intuito de alcançar mudanças de posturas e contribuir para efetividade dos direitos dos alunos da escola pública e, como tal, respeitadora das diversas manifestações culturais da religiosidade ou não-religiosidade, assim como, formadora de sujeitos críticos e autônomos. |
Abstract: | From a democratic perspective of education we need to consider our students as rightful citizens that look in their school conditions for the exercise of citizenship as a way of autonomy and criticism. That way it is necessary to respect the diversities inside the school as the history of their lives and values of each student and their specificities at the same time that they need to be presented to stronger critical and reflexive perspectives of the reality they belong lowering the situations related to race, color, ethnicity, sexual orientation, language, religion, and etcetera. It’s needed a democratic management to discus about diversity looking for a way to promote values to build a critical democratic society that above everything respect the different. Understanding education this way it’s clear that public school secularism needs to be considered and respected contributing to respect to knowledge not based in religion or questionable facts. The objective of this work is to comprehend what happens in public school secularism observing the school their actions and actors that can characterize or mischaracterize a secular school. The research was made with the managers of a public school of the federal district started from the principle that public school is disrespecting secularism and looking for a critical reflection about this subject with the will to reach changes of behavior and contribute for realization of the rights of public school students as a entity respectful of different cultural manifestations of religious or non-religious as well as a critical and autonomous entity forming subjects. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Escolar
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