Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9198
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LigiaCorreaLustosadaVeiga.pdf874,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Autor(es): Veiga, Lígia Correa Lustosa da
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestão escolar democrática
Gestor escolar
Inclusão escolar
Educação especial
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 11-Dez-2014
Referência: VEIGA, Lígia Correa Lustosa da. O papel do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. 2014. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Falar em direito à educação hoje, sob a ótica de uma educação mais justa e democrática, é falar de inclusão e escolas inclusivas que devem assegurar uma educação de igualdade para todos, reiterando o direito e os benefícios tanto do acesso, quanto à escolarização para os alunos com necessidades educativas especiais. O presente trabalho teve como foco uma pesquisa sobre inclusão escolar e as ações dos gestores de ensino diante de toda esta nova complexidade, possibilitando a investigação de algumas propostas, documentos e leis no que se refere à inclusão escolar. O estudo de caso qualitativo proporcionou a análise da importância de que avaliem as práticas políticas, institucionais e pedagógicas para que possa garantir o incremento da qualidade do ensino, tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais quanto para os demais. A entrevista realizada com o gestor da instituição possibilitou evidenciar a especificação da escola sendo inclusiva, assim como nos questionários aplicados com os professores ficou evidenciado que há um entendimento da escola enquanto inclusiva e que o gestor procura desenvolver projetos e palestras, bem como, o conhecimento do Projeto Político Pedagógico, proporcionando um direcionamento dos professores em suas práticas pedagógicas. Os dados referem a um retrato da necessidade das ações do gestor de uma escola inclusiva, buscando no Projeto Político Pedagógico da escola o envolvimento de todos a respeito de questões pedagógicas que permeiam a construção do conhecimento de uma escola inclusiva e de uma educação de qualidade a todos prevista em Lei.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons