Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9196
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EminazonSousaMartins.pdf192,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escola seriada x escola organizada em ciclos : desafios e possibilidades
Autor(es): Martins, Eminázon Sousa
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Escola em ciclos
Escola em séries
Políticas educacionais
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 11-Dez-2014
Referência: MARTINS, Eminázon Sousa. Escola seriada x escola organizada em ciclos: desafios e possibilidades. 2014. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as razões da mudança da escola seriada para a escola em ciclos de aprendizagem e seus efeitos na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas públicas do Distrito Federal , especificamente na Escola Classe XY de Ceilândia, DF, que aderiu ao sistema de ciclos no momento em que foi proposto e “imposto” pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. Analisou-se também, as mudanças ocorridas no sistema educacional brasileiro deste a chegada dos jesuítas, bem como os efeitos das mudanças provocadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a 9394/96. Entrevistei professores e direção, através de questionários, para compreender a relação entre estudos sobre a escola em ciclos e a relação com o cotidiano da escola e obtemos respostas importantes para que a Secretaria de Educação do Distrito e o próprio Ministério da Educação possa rever a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da escola em ciclos. Há pontos positivos que precisam de aprimoramento e pontos negativos que precisam serem eliminados. Portanto quando a escola só consegue ensinar uma parte de seus alunos, abandonando à própria sorte os demais, ela continua operando no paradigma da educação como privilégio. A educação só se concretiza como direito numa escola em que todos possam aprender e formar-se como cidadãos. A mudança na escola com a implementação dos ciclos, ainda não está em sintonia com a real qualidade da educação, tão almejada por todos nós, pois falta maior discussão com toda comunidade: professores, alunos, gestores e principalmente nossos governantes elaborando políticas educacionais mais comprometidas com a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons