Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9194
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DeboraFerreiraMelo.pdf566,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias digitais como facilitadoras da comunicação entre a comunidade escolar e o Centro de Ensino Fundamental 34 de Ceilândia
Autor(es): Melo, Débora Ferreira
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Tecnologia na educação
Tecnologia da informação e comunicação
Gestão escolar democrática
Comunidade e escola
Comunidade escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 11-Dez-2014
Referência: MELO, Débora Ferreira. Tecnologias digitais como facilitadoras da comunicação entre a comunidade escolar e o Centro de Ensino Fundamental 34 de Ceilândia. 2014. 57 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A TIC é uma importante aliada na gestão escolar. O uso de novas tecnologias no âmbito educacional cresce a cada dia, seja na área administrativa ou pedagógica, facilitando o aprendizado, as atividades dos professores e a comunicação. O presente trabalho teve por objetivo verificar a influência do uso adequado das tecnologias digitais como facilitadora da comunicação entre responsáveis de alunos e a escola. A pesquisa foi realizada no CEF 34 de Ceilândia. Avaliaram-se questionários aplicados a membros escolares, alunos e responsáveis dos alunos participantes. De modo geral, todos os entrevistados informaram que acessam a internet, sendo o meio mais utilizado o computador da própria casa. Na amostra dos membros escolares constatou-se que os mesmos usam internet para preparar aulas, além de usar aparelhos eletrônicos para ministrá-las. Consideraram pequeno o acompanhamento dos pais e que seria interesse repassar informações aos responsáveis pela internet. No questionário dos alunos foi possível perceber que a internet é utilizada para a elaboração de trabalhos e que eles apreciam a presença dos pais na vida escolar. Os responsáveis pelos alunos afirmaram que são pais presentes, porém que o trabalho é o principal fator que dificulta uma maior participação, alegando em sua maioria que gostariam de receber informações sobre os filhos através da internet porque facilitaria o acompanhamento. Portanto percebe-se que as tecnologias digitais são de grande relevância para uma comunidade escolar mais integrada e participativa, pois facilita a comunicação entre educadores, alunos e membros da comunidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons