Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9189
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VanderleiVieira.pdf284,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Instâncias colegiadas : com a palavra o conselho escolar
Autor(es): Vieira, Vanderlei
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Conselho escolar
Gestão escolar democrática
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 9-Dez-2014
Referência: VIEIRA, Vanderlei. Instâncias colegiadas: com a palavra o conselho escolar. 2014. 44, [7] f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Essa monografia procura retratar a realidade escolar no que tange aos fatores que possam estar de alguma forma atrapalhando a deslanchar da escolar como uma entidade que produza sucesso quando os resultados do ensino-aprendizagem sejam objeto de análise da instância colegiada dita a mais importante do colégio: o Conselho Escolar. Objetivou-se analisar a contribuição do Conselho Escolar no aperfeiçoamento da gestão do CEM 111 nos campos administrativo, financeiro e pedagógico, utilizando-se de um questionário para ser respondido pelos membros representativos de cada segmento, e por suas respostas, traçar um perfil das demandas dessa unidade de ensino. Por meio do questionário empregado aos entrevistados, pode-se perceber que o Conselho Escolar representa um grande avanço para o exercício da democracia no ambiente escolar, porém ainda carece de melhorar seu campo de atuação e reconhecer que é uma instância de grande prestígio no colégio. O questionário que compreende 11 questões foi suficiente para notar tanto a importância desse conselho bem como os entes e suas diversas percepções de como se dá o andamento pedagógico, financeiro e administrativo e o rol de dificuldades que, de uma forma ou de outra, ainda insiste em prejudicar os aspectos já citados nessa instituição educacional. As respostas dadas pelos entrevistados: representante da direção, representante dos professores, representante dos servidores, representante dos alunos e representante dos pais – que serão denominados RD, RP, RS, RA e RM respectivamente – deram a perspectiva de que a democracia está em via de ser um contínuo no colégio, precisando apenas que o supramencionado Conselho desempenhe a sua competência na sua totalidade. Essas repostas dos membros do Conselho puderam fazer com que se extraissem três categorias que são aqui nesse trabalho denominados como “participação”, “autonomia” e “responsabilização”. Essas categorias serão expostas e reforçadas por falas de outros autores de trabalho que versem sobre o mesmo campo ou afins da gestão democrática nas escolas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons